logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Edição 2008 reúne as duas imagens de São Donato

Compartilhar:

Ninguém sabe ao certo quando a primeira imagem de São Donato chegou a Içara. Dizem que foi no começo do século passado, antes da estrada de ferro cruzar o município e dividir a cidade em duas igrejas. O que se tem certeza é que quando trouxeram a segunda imagem, em 1938, já se comemorava o dia de São Donato. Contudo, a contagem das festas só começou depois que a igreja antiga – hoje Museu Pe. Bernardo Junkes – se transformou na sede da paróquia, em fevereiro de 1951. E mesmo chegando esta semana à 58ª edição da Festa de São Donato, seu Bonifácio Espíndola, com 78 anos, 75 deles vividos em Içara, faz questão de dizer que a história é mais antiga. “Tem mais de cem anos. A tradição é grande”, afirma.

A festa, que vai até domingo, dia 10, começou na última quarta-feira, dia 6. Apesar do tempo ruim, a comunidade aproveita a comida típica, o parque de diversões e as apresentações culturais na Praça da Matriz. Segundo Gildo Brígido, membro da Comissão de Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP), que organiza o evento, são esperadas até 50 mil pessoas para a 58ª Festa de São Donato e a 9ª Feira de Indústria e Comércio, concomitante à celebração religiosa. Embora boa parte das atividades se repita todo ano, a edição desse ano teve uma surpresa sutil.


As duas imagens

Na quarta-feira, quando foi feito o translado do santo do estacionamento do Besc até a Igreja da Matriz, a imagem que foi carregada não era a mesma que ocupa o altar. Por uma questão logística, os membros da Caep levaram a mais antiga, que hoje fica na capela do Hospital São Donato. “Fizemos o trajeto de rua com um e o caminho da igreja com o outro”, afirma Brígido. Em tempos de briga pelo santo, há meio século atrás, isso seria impensável.

Além do detalhe quase imperceptível, outras alterações estratégicas foram levadas a cabo. Brígido explica que o translado do santo pelo centro da cidade foi uma forma de chamar a comunidade para participar da celebração. “Deu certo. Na quarta, o público foi o esperado”. Outra atividade que se aderiu ao calendário deste ano foi a Missa da Juventude. “A Pastoral da Juventude pediu e o CAEP atendeu”, explica.