logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Educação e Saúde iniciam cooperação

Compartilhar:

Os encaminhamentos iniciais decorrentes do Convênio de Cooperação Técnica entre o Balneário Rincão e Içara aconteceram durante esta semana. As primeiras secretarias que se reuniram para tratar sobre o planejamento de trabalho foram a de Saúde e Educação. Nos próximos dias as demais secretarias devem seguir com as reuniões.

De acordo com o secretário de Educação do Rincão, Fábio Freitas, a intenção é formar uma estrutura de trabalho própria para o novo município. Atualmente ele trabalha sozinho, com o auxílio de uma voluntária. “Quando assumi a secretaria de educação procurei rapidamente saber a situação administrativa para poder criar uma estrutura de trabalho. Já fiz o projeto para a formação dos cargos de Gestor Escolar, que são as diretoras das escolas; Agentes de Serviços Gerais, por exemplo, as cozinheiras; e motoristas. O projeto ainda está na Câmara Municipal do Rincão esperando para ser aprovado”, explica.

Ele conta que aguarda por uma definição desse projeto para poder definir o que precisará que Içara disponibilize. “Neste acordo o município de Içara não disponibiliza nada para o Rincão. Se precisarmos pediremos e eles cooperarão da maneira que puderem”, explica Freitas. Durante a semana, o secretário esteve reunido com o titular de Educação de Içara, Antônio de Mello. “Ele me apresentou uma estrutura que já funcionava no Rincão. Estou aprendendo com a mãe (Içara), vendo como ela faz para podemos iniciar por aí”, disse. Mesmo com a disponibilidade, segundo Freitas, nenhuma decisão será tomada antes da definição para a criação dos cargos para a secretaria do Rincão. “Temos que começar a andar com nossas próprias pernas”, enfatiza.

As aulas na rede estadual de ensino já iniciaram. Como alguns alunos do Rincão dependiam de transporte escolar do município para poder chegar até a escola o município de Içara prorrogou o contrato com os ônibus que já faziam esse transporte. “O transporte para os alunos das escolas Melchíades, na Zona Sul, e Gervásio, em Pedreiras, já está sendo feito”, conta. Já as aulas na rede municipal, de acordo com Freitas, devem iniciar em março. “Ainda não temos um calendário, pois ainda precisamos definir de onde virão os profissionais. Mas inicia em março”, garante.

De acordo com Freitas, três diretoras que já trabalhavam em CEI’s do Rincão já demonstraram interesse em trabalhar no balneário. “Elas expressaram essa vontade para mim. Já passei para o prefeito Charles que repassou o pedido para o secretário de Educação de Içara, Toninho de Mello, que aguarda uma definição do Murialdo”, explica.

Na área de saúde, o secretário da pasta no Balneário Rincão, Gustavo de Jesus, diz já ter uma estimativa do pessoal que ficara no balneário. “Estamos com a Rede básica completa, ou seja, as equipes que trabalham nos ESF’s. Inclusive disponibilizamos um ginecologista e um pediatra que atendem com agendamento na Secretaria de Saúde do Rincão. Mas ainda precisamos de profissionais para a parte administrativa e atendimentos específicos”, destaca. Segundo Gustavo, atualmente mais de cinquenta profissionais trabalham na secretaria de Saúde do Rincão, mas mais profissionais serão solicitados.

“Iremos solicitar mais funcionários principalmente para a área administrativa. Inclusive já conversei com o Lauro Nogueira (Secretário de Saúde de Içara), que tem colaborado bastante”, conta. Ele conta que alguns funcionários solicitados estão de férias e outros já foram liberados, mas ainda não confirmaram a vinda para o Rincão. “Não podemos forçar. Pedimos para o secretário. Mas tem que ver se a pessoa quer vir”, explica Gustavo.

Uma das dificuldades para montar a equipe de trabalho, segundo Gustavo, é a Lei Eleitoral. “Precisamos de um farmacêutico, mas não podemos contratar, por causa da Lei Eleitoral, e Içara já esta com o quadro completo e não tem como disponibilizar um profissional. Ainda precisamos de psicólogos, fisioterapeutas, além de alguns para trabalhem no administrativo”, conta. O secretário pede a compreensão colaboração. “Queremos pedir calma à população até os serviços serem normalizados. Qualquer dúvida pode procurar a Secretaria de Saúde do Rincão, na rua Alto Caldas Faraco, onde funcionava o antigo Mercado Motta”, pede.