logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Em crônica, a lição das goiabas

Compartilhar:

Era fim de ano. Estava um grupo de estudos reunido, conversavam sobre mudanças que pretendiam fazer em si. Um disse: “Eu preciso ter mais paciência, pois para mim ainda é muito difícil ser paciente”. Outro disse: “Eu preciso ter o dom de perdoar as pessoas”. Assim seguiram as reflexões de cada um até que uma das pessoas disse: “Meu problema é com comida”. Alguém do grupo lhe perguntou, mas como assim problema com comida? Ela respondeu:

Minha dificuldade é dividir comida. Vou relatar para vocês algo que aconteceu comigo, pois foi um dia muito importante para o meu crescimento. Era uma noite de estudos como essa, nos despedimos e seguimos a pé para casa. Eis que no caminho surge um pé de goiabas com muitas frutas maduras. Eu que gosto muito de goiabas, colhi algumas e coloquei dentro da minha bolsa.

Continuei o caminho. Apareceu um senhor e me disse: “Estou com fome, tens algum dinheiro ou algo para eu comer?”. Eu respondi: “Não tenho dinheiro comigo”. E realmente não tinha dinheiro nessa ocasião. Sai dali bem tranquila e fui para casa. Já era bem tarde. Estava com fome, abri minha bolsa, peguei as goiabas e na primeira mordida lembrei-me do senhor que me pediu algo para comer. Larguei as goiabas sobre a mesa e pedi perdão a Deus, pois poderia ter oferecido as goiabas a ele. Não sei se a pessoa gostava de goiabas, mas meu egoísmo falou mais alto. Depois desse dia passei a refletir mais sobre isso.


Encerrado o estudo com todas as reflexões sobre as mudanças pretendidas pelo grupo. Era o dia da confraternização de final de ano. Todos trouxeram algo para confraternizar. Uma das participantes trouxe sua filha para o estudo, todos confraternizaram e ainda sobraram várias comidas que foram divididas entre si.

A moça das goiabas deu carona para a mãe e a filha. Vieram pelo caminho ainda conversando e refletindo sobre as mudanças propostas no que a menina surpreende as duas e diz: “Já que você falou em desapegar das comidas, que tal começar hoje me dando esse teu bolo de chocolate?”. As duas ficaram surpresas com a rapidez que a criança aprendera a lição das goiabas. E é claro que a menina levou para casa o bolo de chocolate.

Precisamos ter esse aprendizado rápido e eficaz como as crianças. São pequenas mudanças que podemos ter em nosso interior a cada dia.