logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Em Içara, vacinação contra a covid ultrapassa 100% em três grupos

Entre trabalhadores da saúde, idosos acima de 90 anos e idosos institucionalizados o atendimento já ultrapassou as estimativas iniciais

Compartilhar:

Iniciada em janeiro, a vacinação contra o coronavírus em Içara já ultrapassou os 100% do total estimado em três grupos. Entre os trabalhadores da saúde, 105,47% (1.002) já receberam a segunda dose da vacina. O percentual é semelhante entre os idosos acima de 90 anos, grupo em que 104 segundas doses foram aplicadas até o momento, representando 105,05% do público estimado. Mas proporcionalmente, o maior índice foi alcançado entre os idosos institucionalizados: 115,91%, o equivalente a 51 pessoas imunizadas.

Como a vacinação ocorre por etapas – e esses foram os primeiros públicos a receber a vacina contra a covid –, outros grupos também se aproximam dos 100% em relação à aplicação da segunda dose, casos dos idosos com idades entre 75 e 79 anos (86,04%) e dos idosos de 70 a 74 anos (81,73%). Por outro lado, entre os integrantes de forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades a aplicação da segunda dose ainda não iniciou.

Os números são do boletim parcial de vacinação divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC) na quarta-feira, dia 19. O balanço mostra que até o momento 4.164 içarenses já receberam a segunda dose, o equivalente a 34,21% do total estimado, enquanto 9.090 tomaram a primeira dose, representando 74,69% e 519 a mais em comparação com a semana anterior.

Estão incluídos nesta etapa profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, integrantes de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades ou com deficiência, gestantes e puérperas. A inclusão de novos grupos, como os profissionais da educação, depende ainda da liberação de mais vacinas e de orientações do Estado. Nesta semana, 1,2 mil doses foram destinadas a Içara, para serem aplicadas como primeira dose nos grupos atualmente contemplados.

CASOS - Conforme o boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica do Município, Içara teve até o momento 4.979 casos confirmados de covid-19, dos quais, 92 chegaram a óbito e 4.597 estão recuperados. Isto significa 310 pessoas ainda em tratamento, sendo 10 em terapia intensiva, 19 em leito clínico e os demais em isolamento domiciliar. Içara aponta ainda 464 casos suspeitos e 1.999 pessoas monitoradas.

HOSPITAL - No Hospital São Donato, 100% da Unidade de Terapia Intensiva dedicada a covid-19 está ocupada. São 10 leitos regulados pelo Estado, por isso, disponibilizados para toda a rede do Sistema Único de Saúde. Na clínica, 16 leitos estavam em uso no momento da divulgação do boletim de quinta-feira, dia 20. Isto significa 44,44% da capacidade. Além disso, cinco pessoas estavam em atendimento na emergência, dentre elas, uma à espera de transferência para leito de UTI.