logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Em meio à Quaresma, missas no fim de semana serão apenas online

Celebrações presenciais permanecem proibidas também neste fim de semana em Santa Catarina

Compartilhar:

De acordo com a crença católica, tudo tem sentido e fundamento a partir da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, por isso a relevância da Páscoa e da preparação para a data, que se estende pela Quaresma. E justamente na época mais importante do calendário para a religião, a igreja enfrenta novas restrições, com a redução na capacidade de ocupação dos templos e a proibição de celebrações presenciais no final de semana, adotada na semana passada e outra vez em vigor a partir das 23h desta sexta-feira, dia 5.

“A Igreja sempre defendeu a vida e nada está acima dela. Por respeitar a vida, temos que respeitar as restrições dos órgãos competentes. Usamos os meios de comunicação para que o Evangelho possa chegar ao coração das nossas comunidades, das nossas famílias. A dinâmica do anúncio do Evangelho continua da mesma forma”, explica o pároco Antônio Madeira, da Paróquia São Donato, de Içara.

Uma das alternativas adotadas é a transmissão das celebrações no Facebook da Paróquia. “É um modo de nos mantermos em comunhão com as pessoas, que podem nos acompanhar por ali. As famílias são convidadas a valorizar as orações em família, a discutir o valor da união em casa”, relata o líder religioso.

A Paróquia elaborou uma programação de Páscoa, mas a realização dos eventos ainda depende do panorama e das normas que estarão em vigor. “Agora é muito incerto e exige de nós muita reflexão, prudência, cautela. Nada melhor do que um dia após o outro para que possamos definir a nossa agenda, acompanhando como vai a evolução da pandemia. Não podemos definir nada antes de termos algo concreto nas mãos”, justifica o padre.

Ele reforça a esperança no enfrentamento à doença e a resiliência diante das dificuldades. “Em meio aos desafios da vida no contexto atual, nós não podemos desistir. Além desses desafios, existe algo maior: o coração de Deus, que continua a pulsar. Temos uma oportunidade singular para realizarmos grandes descobertas, no sentido verdadeiro da nossa existência. Não são os obstáculos que nos impedem de caminhar, de continuar o nosso percurso existencial, pois a meta é o coração e a verdade de Deus”, enaltece.