Canal Içara

Canal Içara

12 de novembro de 2019 - 20:08
Cotidiano »
Enfermagem, uma profissão para quem ama servir ao próximo
12/05/2019 às 21:16 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Glicia Pagnan tinha dúvidas ao entrar na graduação. “Quando a gente sai do ensino médio, sempre se questiona se aquela é a profissão correta a seguir, mas sempre gostei de cuidar das pessoas e assim fui estudando e quando vi já estava apaixonada. Foi um chute certeiro”, comenta a profissional.

Formada em 1999 em Enfermagem, ela começou a carreira em Morro da Fumaça, onde atuou por dois anos como enfermeira supervisora dos agentes comunitários de saúde, além de auxiliar nos atendimentos. Após isso, atuou em unidades de saúde em Criciúma e desde 2009 faz parte do quadro de funcionários da saúde de Içara.

“A enfermagem é uma profissão que se torna um grande desafio, tem de se doar com muito carinho, pois recebemos pacientes que chegam com problemas e precisamos dar um retorno e satisfaze-los. Mas cuidar da saúde das pessoas é um amor que renovo todos os dias”, reforça, atualmente, aos 42 anos, dos quais, 20 dedicados à profissão.

“Na faculdade não tínhamos conhecimento profundo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e ao trabalhar, pude constatar que é um serviço que aprendemos a lidar com as pessoas e foi um serviço que comecei atendendo principalmente as menos favorecidas”, disse. Em Içara, ao todo 28 enfermeiros atuam na rede de saúde do município.

“O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção e recuperação da saúde e ficamos felizes nesta data de destacar a importância deles para a saúde dos içarenses”, comenta a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos. Em comemoração ao Dia da Enfermagem (12 de maio), nesta segunda-feira, dia 13, os desafios da profissão serão debatidos na Secretaria de Saúde com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas