logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Ensino Inovador chega ao Antônio Colonetti

Compartilhar:

É comum ver alunos de escolas públicas trabalhando em diversos estabelecimentos de Içara. Jovens que, na maioria dos casos, ainda não chegaram perto de finalizar o segundo grau. E foi pensando em tirar os alunos do trabalho e prepará-los para o ensino superior que a escola Antônio Colonetti, do bairro Jaqueline, implementou na instituição o programa do Governo Federal, chamado Ensino Médio Inovador (ProEmi). Trata-se de um programa que amplia a grade curricular do aluno e o tempo que ele permanece na escola, estudando em período integral, para que no futuro tenha uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Esse é o primeiro ano que o projeto está sendo realizado na instituição e abrange duas turmas do primeiro ano do segundo grau. De acordo com a diretora Ana Paula Silva Conti, esses alunos estudarão cinco manhãs e três tardes. “Nós temos três turmas de primeiro ano no período matutino e duas no período noturno. Os integrantes do Projeto Ensino Médio Inovador foram escolhidos através de matrículas. Conversamos com os pais e eles optavam por participar. Os permanecem com o currículo normal, de aulas em apenas um período”, explica.

Ainda segundo a diretora, o Ensino Médio Inovador auxilia no ensino mais forte, já que a grade curricular aumenta e os alunos aulas de reforço e estudam para o Enem e vestibular. “Nossa missão é preparar melhor os alunos para o ensino superior. Mostrar que trabalhar é importante, mas que uma profissão bem sucedida depende de estudos. E com esse projeto, eles terão um ensino médio mais forte, já que possuem diversas aulas a mais”, sintetiza Ana Paula. “Além disso, nos dias que estudam em período integral, os alunos almoçar na própria escola e possuem o acompanhamento de uma nutricionista. Além deles terem seu espaço para as higienes pessoais nessa troca de período”, acrescenta.

Para o aluno Emanuel Pereira Oliveira, a atitude da escola em buscar projetos que auxiliem na formação profissional do aluno trará reflexos positivos para todos. “Eu achei esse projeto muito interessante porque ele já vai nos preparar para provas como o Enem e vestibular. Eu pretendo fazer faculdade de engenharia civil e vou me esforçar ao máximo para entrar pelo Enem. Então acredito que essas aulas extras irão me auxiliar ainda mais nesse processo”, destaca.

Como tudo que é novo, o projeto Ensino Médio Inovador causou estranheza em alguns pais e alunos. A diretora Ana Paula diz que na semana passada, uma reunião precisou ser realizada para elucidar o funcionamento do projeto e os benefícios que ele irá trazer para os alunos. “A princípio, tanto os pais quanto os alunos estão meio apreensivos. Na reunião nós contamos com uma palestra que esclareceu bastante o projeto para todos. Ressaltamos que a maior herança que os pais podem deixar para os filhos é a educação. E que aumentar a grade curricular irá ajuda-los a ter maior conhecimento sobre todos os assuntos e prestar um vestibular com maior facilidade”, comenta.

“Comentamos também que na maioria das escolas particulares os alunos estudam em período integral e aqui no Antônio Colonetti eles terão a oportunidade de ter esse reforço gratuitamente”, complementa. A intenção da escola Antônio Colonetti é que o projeto seja estendido para todas as turmas de 1º a 3º ano do segundo grau. Já no próximo ano, inicia também o projeto de escola técnica. “Esse é o nosso primeiro ano, então será uma nova experiência. Mas queremos atingir todas as turmas com esse projeto. Ano que vem teremos também um projeto de escola técnica que já auxiliará o aluno para sair direto ao mercado de trabalho”, completa a diretora.