logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Escolas esbanjam criatividade em feira

Compartilhar:

Uma amostra de toda a preparação das escolas de Içara neste ano para a 20ª Festa da Cultura Açoriana está aberta a visitação no ginásio da Escola Professora Salete Scotti dos Santos. A exposição começou nesta sexta-feira e vai até domingo com cenários diferentes para enaltecer a herança enraizada nos costumes catarinenses. O estudo sobre as ilhas dos Açores resultou na montagem de maquetes, no resgate das tradições com brincadeiras e produções textuais, além da divulgação de artesanatos.

“Trabalhamos em sala de aula com o pão-de-deus, boi de mamão e brincadeiras. Colocamos um pouco de tudo isso na feira. Preparamos também um painel para que as pessoas possam bater foto”, indica a diretora da Escola Lúcia De Luca, Suzana Martinhago Cardoso. “Discutimos com os alunos desde a localização das ilhas, lendas até as ervas e gastronomia”, complementa o diretor do Ângelo Zanelatto, Claudiomir da Silva.

“Foi trabalhado com a capacitação dos professores para que eles tratassem da etnia nas escolas três meses atrás. Houve uma parceria muito forte com a Fundação Cultural de Içara. As escolas participam agora com a exposição, apresentações e o desfile. Não dá para ver de forma desassociada educação e cultura. Elas estão sempre sintonizadas”, coloca o secretário municipal de Educação, Antônio de Mello.

Confira mais imagens