logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Fiéis enfeitam ruas no dia de Corpus Christi

Compartilhar:

A tradição de enfeitar as ruas com tapetes coloridos se repete todos os anos, porém a criatividade e a motivação dos fiéis se renovam a cada celebração do Corpus Christi. Ao invés de ficarem em casa aproveitando o feriado para dormir e descansar, muitos católicos acordam cedo para ajudar na confecção dos tapetes. Um grupo de 10 jovens do grupo de jovens Sacrário Vivo da Matriz São Donato é um destes exemplos de doação. Às 6 horas da manhã eles já estavam de pé prontos para colocarem a mão na massa, ou melhor, no pó de serra, material que é usado para a confecção dos tapetes.

Segundo o coordenador do grupo, Diego Vieira, o que os motiva é a oportunidade de poder fazer algo pelo próprio Cristo, já que neste dia Ele é o principal motivo de celebração. “Nossa motivação é saber que todo o nosso trabalho e sacrifício está sendo feito para Jesus Eucarístico. Com isso sempre queremos fazer melhor e mais bonito para que o Santíssimo possa ser exaltado. Como jovem me sinto extremamente feliz, por estar recompensando, um pouco, com o meu trabalho, aquilo que Deus me proporciona a cada dia”, manifestou o jovem. Ele conta que o grupo confeccionou um tapete de aproximadamente 2 metros de largura por 4 de comprimento, com o logotipo do grupo.

A dona de cada Maria de Lourdes Nazário comentou que admira muito o trabalho feito por estas pessoas e que tem vontade de colaborar também. “Acho que essas pessoas devem se sentir muito realizadas podendo fazer algo pela Igreja e pelo próprio Jesus. Nós que só vemos o trabalho finalizado as vezes não nos damos conta do trabalho que eles tiveram e do carinho com que fizeram”, destacou.

Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século 13. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.