logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Figueira testemunha história de hospital

Compartilhar:

Com quase 20 metros de altura adquiridos em mais de seis décadas, a imponente figueira do Hospital São Donato é testemunha do desenvolvimento da instituição e também de Içara. Afinal, sobreviveu a diferentes obras na instituição e também a urbanização do município. Uma parte dessa história é acompanhada de perto por Edemir de Sá desde seus 31 anos. Atualmente com 60, ele continua responsável pela manutenção do prédio e também pela árvore. “É um trabalho que exige paciência”, garante.

“De altura, a figueira ultrapassa o prédio. Já a copa deve medir uns 25 metros de largura”, calcula visualmente o colaborador carinhosamente chamado de Mirzinho. Para o zelador do hospital, o segredo está na terra fértil e úmida, além do carinho em que é tratada. No entorno foram colocadas plantas de menor porte e uma grade de 30cm que ajuda a preservar o ambiente. Há também uma iluminação especial que ajuda a valorizar a natureza. “Os mais antigos contavam que ali havia um poço”, relata.

A árvore já foi premiada pela decoração natalina e também virou livro, onde Mirzinho aparece como “O popular faz tudo”. A obra À Sombra da Figueira lançada por Derlei Catarina De Luca em 2006 aponta mais do que a criação do único hospital de Içara. Retrata também o cenário em que muitos casais trocaram os primeiros beijos. A mesma figueira continua a fazer parte do cotidiano da cidade. Por ela passam agora aqueles que procuram a clínica, o ambulatório ou a Rede Feminina de Combate ao Câncer.