logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Figueiras, belas e resistentes

Compartilhar:

Ao optar por uma série de reportagens sobre árvores, o Canal Içara criou uma lista com as que mais chamam atenção. E por espanto, a maioria era figueira. A espécie está no pátio da Escola Salete Scotti dos Santos, em frente ao Hospital São Donato e cobre também parte do patrimônio histórico da cidade na comunidade de Esperança. Conforme o biólogo Ricardo Garcia, tanta preferência é justificável.

"As figueiras fazem parte da mata nativa. Além disso, atraem pelo aspecto ornamental. No passado era muito comum que cada casa tivesse uma", destaca. O apego com a espécie é perceptível, por exemplo, no acesso sul do Balneário Rincão. Uma figueira tornou-se o ponto central da rótula na comunidade de Boa Vista.

"São árvores que a raiz acompanha a copa. Por isso precisam de espaço", detalha. Acostumadas com o clima e o solo içarense, crescem em um ritmo acelerado. Em 20 anos podem chegar a mais de oito metros de altura. As variantes são muitas especialmente em regiões de clima tropical e subtropical. Há mais de 1000 espécies de figueiras.