Canal Içara

Canal Içara

18 de setembro de 2019 - 20:15
Cotidiano »
Filme “A Retirada” será exibido em Içara
23/08/2006 às 09:05 | Prefeitura de Içara
O auditório São Donato, em Içara será o palco da apresentação do filme A Retirada, nos dias 01 e 02 de setembro. Uma produção da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, com o apoio da CPR, empresa de Informática do município. O filme foi produzido na região, por pessoas do local e conta uma história daqui. O longa-metragem ‘A Retirada’, do jornalista Rolando Christian Coelho, conta a história da retirada das tropas republicanas de Laguna, em 1839, durante a Revolução Farroupilha. No elenco atores como Oscar Simch, Nelson Diniz e Sirmar Antunes, todos de ‘A Casa das Sete Mulheres’, que está sendo reprisado este mês pela Rede Globo de Televisão.

A produção foi viabilizada através de leis de incentivo a cultura, tanto federal quanto estadual, e ainda graças a apoios recebidos de várias empresas e prefeituras da região. No total foram investidos R$ 300 mil, um custo, que segundo a produtora Tânia Duarte está bem abaixo do que normalmente se gastaria, mas que nem por isto comprometeu o trabalho final, que é sucesso de crítica. ‘A Retirada’ é um filme bonito, com um excelente roteiro e uma história envolvente. É histórico sem ser chato e trás equilíbrio entre a ação e o romantismo. Enfim, um filme que prende o espectador.

No elenco principal está Lize Souza, no papel de Anita Garibaldi, e Marcelo Aquino, como Giuseppe Garibaldi. Completa o quadro de protagonistas o ator Marcello Trigo. ‘A Retirada’ contou ainda com 374 figurantes e 27 atores coadjuvantes. As gravações duraram 40 dias, entre outubro de 2005 e abril deste ano, mas no total o projeto consumiu 18 meses de trabalho. “O grande trunfo do filme foi a união de toda a equipe e o comprometimento dos atores, que de fato incorporaram para valer seus personagem. Tinha hora que parecia que eu não estava dirigindo a Lize Souza e sim a própria Anita Garibaldi”, comenta Rolando.

Dividiu a direção com Rolando o cinegrafista Olindo Estevam, que a exemplo do jornalista é sombriense, mas que há 20 anos mora em São Paulo. “Fazer o filme foi algo fabuloso, uma experiência sem precedentes. Estou muito emocionado com tudo que vem acontecendo ultimamente na minha vida”, ressaltou Olindo, pai da pequena Júlia, que nasceu um dia antes da estréia da produção. O figurino é o artista plástico Aurelino Pereira, também de Sombrio. Tânia Duarte é araranguaense, mas cresceu em Sombrio e Santa Rosa do Sul. ‘A Retirada’ recebeu um convite especial para participar do Festival de Cinema de Gramado este ano, o maior evento do gênero no Brasil.

>> Horário: 20:00
>> Auditório São Donato- Centro - Içara
>> Ingressos: $5,00 - Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes e CPR Informática
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas