logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Formandos de 1960 são homenageados

Compartilhar:

"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará", diz a música de Lulu Santos e Nelson Motta. Mas o que os autores não explicaram é que o passado pode ser revivido, através de encontros, abraços e sorrisos.

Foi assim que alguns dos primeiros alunos da Escola Salete Scotti dos Santos, formandos de 1960, reviveram os tempos de adolescência. Na época, a escola ainda se chamada Ginásio Normal Regional Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. No reencontro, cada olhar resultou em uma emoção. E, cada fala, em um momento vivido.

As homenagens à primeira turma foram realizadas nesta quinta-feira, dia 11. Os primeiros sete alunos a se formaram receberam os primeiros exemplares da revista em comemoração aos 62 anos da escola. O retrato de cada um deles também ocupou uma página da publicação. Estão lá o Alfredo Castagnetti, José Siecluski, Eliete Rocha, Maria Eunice Fernandes, Neuza Cechinel, Vanilda Maria Dagostim e Zulma Baldissera.

"Na pesquisa e entrevista, nos contatos e na busca desse resgate histórico, pensamos em elaborar um livro devido a riqueza no nosso acervo de informações. Porém, definimos pela revista, que deverá ter novas edições para continuarmos registrando esses anos", destaca a orientadora pedagógica, Silvana Goularti.

Em meio ao processo de evolução da escola, mais um passo será dado no próximo ano. Conforme a diretora, Lilian Inácio da Silva, "as práticas pedagógicas serão repensadas para o período letivo". Em 2008, algumas idéias já foram aplicadas. Os próprios alunos produziram o conteúdo de ensino. Para isto, foram feitos vídeos, cartazes e maquetes.

A cerimônia realizada no Salão da Paróquia São Donato, também teve homenagens aos alunos, professores, diretoras e a todos os funcionários que já passaram pela escola. A professora Pina, por exemplo, recebeu aplausos pelos serviços prestados. Este foi o último ano que ela lecionou no Salete Scotti.

Nos 62 anos que se passaram, importantes empresários, atletas e políticos estudaram no prédio localizado bem no coração de Içara. Valmor João da Silva foi um deles. Ele estudou no Salete Scotti na 2ª Série do Ensino Médio. E, apesar de ter reprovado, mantém boas lembranças. "Me recordo de uma medalha que ganhei por causa de uma maquete. Recebemos o prêmio em Joaçaba", diz Mô, como é conhecido. Atualmente ele é um dos proprietários da Casa do Rock.


CURIOSIDADES SOBRE A ESCOLA SALETE SCOTTI DOS SANTOS

As lembranças e curiosidades foram destacadas em duas páginas da revista comemorativa. O Canal Içara selecionou algumas delas para ilustrar um pouco do passado da maior escola de Içara, com mais de 1,2 mil alunos. Confira:

- As primeiras matrículas da escola, em 1946, foram de Antônio Coelho dos Santos, Abelardo de Oliveira, José Maria da Silveira, Ana Maria da Costa, Clotilde de Souza, Maria Kleber, Mário de Oliveira, Sebastião Magalhães, Eleni Cabral, Iolanda Pereira, Benito Stein, Juvelino Bicalho, Madalena Gonzales, Violeta Barreto. (Professora Maria do Campo Magalhães)

- A primeira diretora a morar na escola foi Santília Maria Felicidade Paladine. Ela fazia cópias dos textos datilografados com gelatina, pois ainda não existia o mimeógrafo. (Maura Delurdes Mariot Silva)

- Em março de 1964, quanto a Tropa Armada veio ao Sul para dar retaguarda ao Golpe Militar, parte do batalhão acampou em Içara. No aguardo de ordens, utilizaram os espaços públicos como alojamento. Um deles foi o então Grupo Escolar Antônio João. (Olga Sampaio Canto)