logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

FTC: sustentabilidade sobre os trilhos

Compartilhar:

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é celebrada desde 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou o primeiro encontro sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida até hoje como Conferência de Estocolmo. De lá para cá, o dia ou a semana em torno de 5 de junho é usada por pessoas e instituições para alertar sobre a degradação do meio ambiente. No entanto, assim como os danos, a resposta da natureza para os impactos não dura só um dia, e por isso, a responsabilidade ambiental deve ser efetiva.

Já naquela conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração Sobre o Ambiente Humano, com Plano de Ações para orientar atitudes humanas, atividades econômicas e políticas com o objetivo de garantir maior proteção ambiental. Entretanto, hoje ainda são poucos os que trabalham efetivamente pela causa.

No sul de Santa Catarina, a Ferrovia Tereza Cristina, tem a responsabilidade ambiental como uma meta. Ciente dos impactos de sua atividade para o meio ambiente, a empresa busca constantemente prevenir a poluição, gerenciar danos, evitar ocorrências e/ou minimizar os efeitos aos colaboradores e à comunidade.

“Com a privatização, em 1997, assumimos também este compromisso. Em uma empresa centenária como a Ferrovia, projetada em tempos nas quais a preocupação era restrita ao desenvolvimento econômico, é necessário corrigir os erros do passado. Essa causa é nossa responsabilidade. Temos que fazer nossa parte, servir de exemplo, chamar a atenção de todos para a importância da reeducação, da mudança de hábitos”, declara o diretor-presidente, Benony Schmitz Filho.

Entre os projetos desenvolvidos internamente pela FTC na área ambiental estão a coleta seletiva, redução de resíduos e reciclagem. Além disso, a empresa realiza atividades externas voltadas aos cuidados e a preservação. “A gestão ambiental em empresas tem o objetivo de ordenar as atividades para prevenir ou minimizar impactos ambientais. Na FTC, incentivamos os colaboradores a realizarem melhores práticas dentro da empresa e com isto disseminamos a conscientização ambiental entre eles, que levam para fora dos limites da organização a responsabilidade de garantir para as futuras gerações um ambiente ecologicamente equilibrado”, explica o Técnico de Controle Ambiental, André Guaresi.