Canal Içara

Canal Içara

07 de dezembro de 2019 - 16:51
Cotidiano » Mina 101
Fundai e Rio Deserto vão à Delegagia
09/09/2010 às 19:10 - atualizada às 20h23 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com (atualizada às 20h23)
A fiscalização da Fundação Ambiental de Içara (Fundai) sem autorização da Indústria Carbonífera Rio Deserto desagradou a direção da empresa. E, na noite de quarta-feira, dia 8, o caso acabou registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Içara. Para os administradores da Mina 101, o assunto reflete invasão de propriedade. Já a equipe da Fundai foi à Polícia Civil para informar a barragem da equipe.

"Eles pularam a cerca de aproximadamente dois metros de altura da Mina 101, em Içara, a qual permanece com as atividades paralisadas por força de determinação judicial, sob a alegação de que realizariam fiscalização. Ficaram mais ou menos 10 minutos dentro da propriedade, tiraram fotos e saíram pulando a cerca novamente", relatou a assessoria da carbonífera. Em relação à movimentação de maquinário denunciada ao órgão ambiental de Içara, a explicação dada pela empresa é que se tratava da retirada das máquinas que são terceirizadas.

A invasão no pátio de obras à margem da BR-101 junto com a Polícia Militar foi desencadeada após a negativa da Rio Deserto em abrir os portões na semana anterior. No último dia 2, uma visita chegou a ser tentada. Contudo, acabou não realizada sob alegação de que o expediente no local estava no fim.

De acordo com a advogada Simone Guidi, a fiscalização foi aguardada na sexta-feira, conforme teria sido combinado, mas ninguém apareceu. "Em nenhum momento falaram isso para mim", afirma o fiscal Múcio Carlos Bratti Júnior. Ainda conforme o presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, o horário da fiscalização não foi negociado, pois, do contrário, a ação perderia o sentido.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas