logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Gestantes de Boa Vista recebem ultrassom natural

Compartilhar:

Além de esclarecerem dúvidas sobre o parto humanizado, as mamães atendidas pela unidade de saúde de Boa Vista puderam visualizar as posições dos bebês e o ambiente intrauterino nesta terça-feira, dia 6. As pinturas foram desenvolvidas pela enfermeira obstétrica Fernanda Cláudio. “O bebê faz parte de um imaginário, então quando o desenhamos a mulher percebe a posição e a relaciona com os movimentos onde ele chuta, onde levanta o bumbum, por exemplo, fazendo com que as mulheres se apropriem ainda mais desta gestação”, esclarece.

“Diferente do ultrassom que usa a tecnologia, aqui me senti muito mais acolhida e amada. Foi sem dúvidas, uma experiência muito gratificante”, coloca Luana Rodrigues Marcelino Réus na ansiedade pelo nascimento do primeiro filho, Emanuel. “Todas as dúvidas sanadas ao longo dos meses e no encontro de hoje serão essenciais para garantir que meu próximo parto ocorra da melhor maneira possível. É sempre uma experiência nova, mas agora creio estar mais preparada”, garante a gestante Albani Maximiano da Rocha.

Origem: O ultrassom natural foi desenvolvido por uma parteira mexicana. Ela estava grávida e os outros filhos ficaram curiosos para ver o bebê. Como morava em uma comunidade distante, sem acesso ao equipamento, ela mesma apalpou a barriga, fez o desenho e viu o quanto o gesto foi importante para a família.
“No Grupo de Gestantes são realizadas atividades como chás de bebê, rodas de conversa, palestras sobre parto humanizado e amamentação. Algumas mamães fazem apenas as consultas médicas. Nem todas participam, pois é uma escolha pessoal, mas nas consultas de enfermagem salientamos a importância da participação e preparação para que a gestante esclareça todas as suas dúvidas se se sinta segura para o parto”, explica a enfermeira-chefe da unidade de Boa Vista, Janaína Prudêncio de Freitas.