logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Google Sala de Aula será utilizado para continuidade do ano letivo na rede estadual

Compartilhar:

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina estabeleceu um sistema de trabalho para que professores e alunos da rede estadual de ensino possam realizar atividades não presenciais durante a suspensão das aulas nas escolas. A sistematização das atividades visa atender 540 mil estudantes no cumprimento do calendário letivo do ano de 2020 com o uso do Google Sala de Aula (Classroom). Também poderão ser utilizados grupos de Whatsapp, blogs, mídias sociais, aplicativos e outros recursos para melhorar a interação com os alunos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, o planejamento levou em consideração a realidade de toda a comunidade escolar. Atualmente 42% dos alunos não têm computador em casa e 18% não possuem acesso à Internet. "Estabelecemos as atividades considerando tudo isso. Precisamos prover as condições para que todos possam desempenhar as atividades. É muito mais do que a EAD como tradicionalmente conhecemos", resume.

Os alunos que têm acesso à Internet farão as atividades de forma online. Os demais poderão retirar apostilas na escola ou receber em casa com a complementação de disparos de mensagens em SMS e um número 0800 – ainda em implementação - para dúvidas sobre a busca de conteúdos impressos. No caso do material impresso, a retirada poderá ser feita pelos pais. As atividades feitas pelos alunos também serão entregues nas escolas e encaminhadas aos professores para acompanhamento.

"O professor é protagonista do início ao fim, em uma estrutura básica para o ciclo de entrega de conteúdos, interação com o aluno e avaliação. Trabalhamos com a expectativa de atingir 75% a 80% dos nossos 540 mil estudantes. Em último caso, aqueles que não conseguirmos alcançar, as escolas estarão preparadas para receberem, com todas as regras de distanciamento e prevenção advindas da Secretaria de Estado da Saúde", indica.

Para a modalidade digital, nas últimas duas semanas de recesso escolar antecipado, foram criadas contas Google para todos os alunos da rede estadual e para cada professor, incluindo suas diferentes disciplinas. O processo irá culminar, nos próximos dias, com a enturmação online, que é a organização no ambiente virtual das turmas que já existem na escola, promovendo o encontro entre os alunos e seus professores na plataforma digital.

Além do Google Sala de Aula (Classroom), os professores e alunos têm pelo menos mais três ferramentas de apoio para o acesso a conteúdos por etapa de ensino, que são o livro didático, a área de Recursos Digitais de Aprendizagem do site da SED e o SED Digital, um banco gratuito de cursos a distância, com conteúdos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

CRONOGRAMA
02/04 a 17/04 - Comunicação com professores e início da formação em vídeos sobre atividades não presenciais.
06/04 - Início das chamadas aos alunos para participarem das atividades escolares não presenciais, por meio das coordenadorias regionais, escolas, sites oficiais do Governo do Estado e da SED.
06/04 a 17/04 – Adaptação dos alunos e professores ao sistema com a realização de atividades não presenciais e registro, para futura compensação como carga horária letiva dentro do Calendário Escolar (conforme Resolução do CEE nº 009).