logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Gripe: Inverno fecha com um óbito em Içara

Compartilhar:

O inverno fechou com 106 óbitos acumulados ao longo de 2016 decorrentes de Síndromes Respiratórias Agudas Graves provocadas pela gripe em Santa Catarina. Somente em Içara houve 15 suspeitas de Influenza A. Mas apenas quatro casos foram confirmados, dentre eles, um com óbito. “Levando em consideração que os casos começaram a aparecer em vários estados do país, inclusive surtos, antes do tempo esfriar, considero que em Içara a situação foi tranquila”, avalia a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Laura Maté.

“A vacinação é sempre é importante, pois abrange as pessoas que possuem maior risco de adoecerem com gravidade. Algumas salas de vacina ainda possuem doses contra Influenza para aquelas pessoas dos grupos de risco, inclusive mulheres que descobrirem a gestação agora”, enaltece. Além da imunização, a recomendação é manter os cuidados de higiene, por exemplo, cobrir a boca ao tossir, lavar as mãos com frequência, usar lenços de papel e ventilar os ambientes. “Os casos de gripe ocorrem o ano todo e ainda esperamos dias frios”, alerta.

Conforme o boletim da Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização do estado, o maior número de diagnósticos confirmados de SRAG por influenza teve o início dos sintomas entre 10 a 16 de abril, ou seja, com pico antecipado em 2016. Foram 91 casos neste período. O número reduziu para 55 de 17 a 23 de abril e se manteve abaixo de 40 registros por semana durante todo o mês de maio. Em julho chegou a menos de 19 casos por semana enquanto a partir de agosto foi em média de um caso por semana.