logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Guerra Mundial contada em quadrinhos

Compartilhar:

Tornar as aulas mais atrativas e claras com a ideia de propor aos estudantes melhor entendimento do conteúdo de forma criativa. Esta foi a proposta do professor de história do Colégio Cristo Rei, Jairto Vitto, ao levar para os alunos do oitavo ano um desafio: transformar o conteúdo da Primeira Guerra Mundial em história em quadrinhos.

Ele conta que o assunto foi amplamente discutido em sala de aula. Na seqüência lançou a proposta, que foi bem aceita. A turma foi dividida em duplas e destas, surgiram 34 trabalhos. “E para minha surpresa foi um show de criatividade”, conta Jairto.

Um dos destaques foi o material produzido pela dupla, Beatriz Casagrande Cichella, de 13 anos e Maria Laura Casagrande Brigido, de 12 anos. As meninas trouxeram para os quadrinhos, a Mônica, o Cebolinha e a Magali, segundo elas seus personagens preferidos da Turma da Mônica, na história intitulada “A grande guerra”. Foram dois dias envolvidos. Enquanto Beatriz fazia os desenhos, Maria Laura resumia o texto.

“Na história, a Mônica pede ajuda ao Cebolinha com um trabalho sobre a Grande Guerra. Ele se prontifica em ajudar, como também a Magali se envolve no assunto. Por fim, todos ficam interados sobre o assunto”, explicam as garotas. Para as estudantes, a maneira como trataram o tema facilitou o entendimento e destacam que o assassinato do arquiduque, Frâncico Ferdinando foi o que mais chamou atenção. “Na verdade foi o estopim da guerra”, avaliam.

Na avaliação do professor, a metodologia aplicada se torna mais fácil no processo de aprendizagem. “São alternativas didáticas diferentes que tornam o ambiente pedagógico mais atraente”, define ele. Mas atividades não param. Os alunos já estão empenhados na elaboração de maquetes sobre a Revolução de Bolchevique. Todos os trabalhos se revertem em notas para o quarto bimestre.


Outros destaques da edição 427 do Jornal Gazeta:

» GERAL: Ruas e casas do Rincão já começam a receber faxina

» POLÍTICA: Dóia pode ser candidato a prefeito nas próximas eleições