logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Heróis do Hospital São Donato recebem abraços e compartilham gratidão

Abraços foram dados por equipe com capa de proteção, luvas, máscaras e álcool em gel

Compartilhar:

São 7h e, para a enfermeira Liliane Rodrigues, mais uma jornada chega ao fim com o sentimento de dever cumprido. Foi uma noite cheia, mas também com a certeza de que o melhor trabalho foi feito. Com o mesmo comprometimento ingressa agora a técnica de enfermagem Eliane, o eletricista Márcio, a higienizadora Ricarda e muitos outros profissionais. Todos são partes importantes no Hospital São Donato de Içara. E não há barreira que possa impedir a demonstração de carinho a eles. O afeto está no olhar, na forma de falar e também nos gestos de gratidão.

Fé, empatia e resiliência são alguns dos sentimentos demonstrados de forma espontânea pelos heróis do Hospital São Donato em um painel de positividade aos colegas. A elaboração iniciou na sexta-feira e foi concluída nesta segunda com a abrangência de todos que trabalham na entidade. Esta foi a forma que a Comissão de Humanização encontrou para aproximar as equipes neste período em que o contato humano tornou-se mais difícil, mas não impossível. Com o uso de capas para proteção, máscaras e o coração aberto, os colaboradores também receberam abraços quentinhos e cheios de afeto em retribuição.

"Em meio a este momento que vivenciamos, é evidente que todas as atribulações nos afetam de alguma forma. Vemos mudanças repentinas, o isolamento, a falta de contato e principalmente o medo. Por isso, é importante reconhecermos onde estão nossos pilares, criar ações que reconheçam e compreendam a dor e as dificuldades vivenciadas pelos colaboradores, mas principalmente criar ações que valorizem e empoderem ao enfrentamento e alívio das angustias e dificuldades", indica a psicóloga, Tatiana Novaki.



Escuta e treinamento

A recepção com abraços e mensagens de gratidão foi preparada a partir da escuta ativa implantada pelo Hospital São Donato. Além das abordagens individuais dos profissionais realizadas pelo setor de Psicologia, os coordenadores foram chamados para avaliar e principalmente propor atividades em valorização a todos que se dedicaram ao longo destes seis meses de enfrentamento da covid-19.

A preparação do Hospital São Donato para a pandemia iniciou, antes mesmo do estado de calamidade, com o treinamento das coordenações. E, desde o início, os colaboradores foram homenageados pelo empenho demonstrado. Cada profissional representa uma história e uma família, em alguns casos distantes fisicamente, mas presentes dentro da instituição com fotos para dar ainda mais força na missão de salvar vidas.

O momento de escutar os colaboradores começou pelas coordenações e avançará nas próximas semanas com todos que fazem parte do hospital. O trabalho iniciou com a participação da administração, gerências e também o coach, Jadilson Sotero, a partir de agora, responsável pelos treinamentos para melhorar cada vez mais o relacionamento interno e o atendimento externo. O desafio continua em avançar sempre, independente se o momento for de dificuldade.