logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Higienização dos cabelos deve ser mantida durante o frio

Entenda a importância de manter a higienização dos cabelos mesmo em períodos de muito frio

Compartilhar:

O friozinho dos últimos dias pode desestimular os banhos em geral ou especificamente a higienização dos cabelos. No entanto, a falta de higiene pode resultar em problemas. “Quem costuma lavar menos o cabelo no inverno tem um aumento na oleosidade e pode desenvolver uma dermatite seborreica, uma inflamação, algo mais sério”, alerta a terapeuta capilar, Paula Yegros.

“A higienização deve continuar com a mesma frequência. O ideal é lavar um dia sim e outro não. Não ficar a semana inteira sem lavar o cabelo e sempre usar a água morna. Uma dica que costumo dar às clientes é, no banho, primeiro aquecer bem o corpo e depois reduzir a temperatura da água. Água muito quente pode causar queimaduras e ressecamento no couro cabeludo, levando à descamação. A água fria também aumenta a oleosidade e danifica o cabelo”, acrescenta.

O uso do secador é outro fator que pode levar ao ressecamento dos fios, por isso a importância de manter também a rotina de hidratação, uma por semana ou a cada 15 dias. “A hidratação pode ser feita em casa como manutenção, mas a recomendação é primeiro procurar um profissional”, salienta Paula.

“É importante não esquecer do protetor térmico sempre que for usar uma ferramenta quente no comprimento do cabelo, como secador, chapinha, babyliss. Mesmo sem essas ferramentas, deve-se usar o protetor térmico, pois ele protege também da poluição, calor do sol, tudo que provoca o ressecamento, até o frio”, comenta.

Segundo a especialista, não há problemas em realizar procedimentos durante o inverno, mas é preciso manter os cuidados em relação à temperatura da água e ao protetor térmico. “Quem faz coloração, quanto mais quente usar a água, mais rápido vai desbotar no comprimento, assim como o secador mais quente no cabelo loiro vai amarelar mais”, cita.