logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Horta fitoterápica é disponibilizada aos moradores do Liri

Compartilhar:

Bálsamo alemão, guaco, gengibre, couve, boldo, cavalinha, malva, hibisco, salsarrapilha entre outras plantas fazem parte da horta circular fitoterápica montada na Estratégia de Saúde da Família no bairro Liri. A proposta do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Içara é gerar interação com a comunidade e disseminar o conhecimento, além de levar o projeto para as demais unidades.

“Contamos com a presença de colegas de outras unidades de saúde na materialização deste sonho”, conta a enfermeira da unidade, Shirley Gazola Cardoso. “Quem tiver interesse em contribuir com nossa horta, pode ficar a vontade para trazer outros chás”, acrescenta a nutricionista Daiane Cardoso. A montagem foi realizada em parceria também com a engenheira agrônoma Franciele Zanchet, da P2 Eventos.

“A construção desta horta foi muito importante para o incentivo do uso dos fitoterápicos pela população, além de mobilizar muitos profissionais para o trabalho em equipe. Quem tem a ganhar é a comunidade”, ressalta a higienizadora, Rosileide Silvino Felipe. “Dentre os aspectos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) destacamos o olhar sobre o indivíduo de uma forma holística - sem perder de vista a sua singularidade”, explica a coordenadora da Atenção Básica em Içara, Iane Savi.

Conforme a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, os benefícios serão disseminados também aos grupos de mães, idosos e outros serviços. Além disso, parcerias com as secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação e Cultura também deverão ser realizadas para a promoção da saúde.