logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital adquire novo oxímetro para bebês

Compartilhar:

Para facilitar a aplicação da lei municipal que obriga o teste do coraçãozinho em recém-nascidos, o Hospital São Donato colocou em uso um novo oxímetro nesta quinta-feira, dia 21. Logo que chegou o aparelho já foi usado em duas crianças. O equipamento adquirido por R$ 1,8 mil é mais moderno que o modelo instalado na sala de procedimentos da maternidade. Além disso, possibilitará mobilidade na aplicação.

"Este novo aparelho é com pilhas e permitirá que possamos fazer o exame no quarto. Ele também possibilita que os dados sejam baixados no computador", elenca o obstetra chefe da maternidade, Lauro Nogueira. A investigação de problemas cardíacos complementará a bateria de exames já composta pelos testes do pezinho, olho e orelha para verificação de doenças metabólicas, de visão e audição.

“O exame detecta defeitos nas câmaras do coração e nas válvulas. Com isso as intervenções cirúrgicas podem ser feitas mais rapidamente”, coloca. Desde junho deste ano o exame se tornou gratuito pelo Sistema Único de Saúde. Em agosto passou a ser obrigatório também por lei municipal. O teste é feito com a medição do oxigênio no sangue e da pulsação através de uma pulseira colocada na mão e no pé do bebê.