logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital São Donato completa um ano no tratamento de pacientes contra a covid-19

Hospital São Donato completa um ano de enfrentamento da pandemia nesta terça-feira, dia 16

Compartilhar:

No dia 16 de março de 2020 chegava ao Hospital São Donato o primeiro paciente diagnosticado com covid-19 com necessidade de uma unidade de terapia intensiva. Até então, parecia ser uma realidade distante, presente apenas no outro lado do mundo, mesmo com os treinamentos internos realizados para a preparação das equipes.

De imediato, a instituição disponibilizou dois leitos de isolamento na UTI-Geral. Mas não foram suficientes diante do crescimento de casos. A fundação filantrópica abriu então uma nova UTI com 10 vagas exclusivas aos pacientes com coronavírus. Além de recursos públicos e doações privadas, os avanços só foram possíveis porque tiveram também colaboradores dedicados.

“Nunca baixamos a guarda. Sempre nos preparamos para atender a comunidade e também oferecer a melhor estrutura possível aos profissionais. Agradecemos a cada colaborador que se dedicou ao longo desse ano. Todos farão parte de uma história de superação”, indica o diretor-administrativo, Júlio César De Luca. “Seguiremos atendendo com o mesmo empenho”, acrescenta.

Atualmente, o Hospital São Donato tem 100% da capacidade da UTI-Covid ocupada, ou seja, 10 leitos em uso. No salão de emergência, há dois pacientes à espera de um leito de terapia intensiva. Já na clínica, 23 pacientes (63,88% da capacidade) estão em tratamento. Os números, contudo, podem variar ao longo de um mesmo dia.

Em um ano, quase 600 pessoas tiveram internação na unidade devido a suspeita ou diagnóstico de covid-19. Desse total, aproximadamente 60% dos exames confirmaram a doença, sendo 23% de 50 a 59 anos; 20% de 60 a 69; 16% de 40 a 49; 16% de 70 a 79; 11% de 80 a 89 anos; 9% de 30 a 39 anos; 3% de 20 a 29; 1% de 90 a 99 e um caso abaixo de 20 anos.

“Agradecemos a todos os profissionais que atuam diretamente no hospital, dão suporte aos serviços e também aqueles que estão em outras unidades de saúde. Vimos muitos milagres acontecerem. E é por casos assim que o trabalho continua. As equipes de saúde estão fazendo a sua parte e a comunidade também precisa fazer a dela. Todos precisam se cuidar”, pontua o presidente do hospital, Valmor da Silva.