logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital São Donato emite nota de esclarecimento em resposta a manifestação sindical

Segundo instituição, pandemia trouxe à tona custos que não estavam previstos e não há fonte de recursos para abono requisitado

Compartilhar:

O Hospital São Donato de Içara se manifestou oficialmente em nota na tarde desta segunda-feira, dia 24, após o protesto do sindicato dos trabalhadores. A categoria reivindica um abono. Além disso, requer também o reconhecimento do contágio por coronavírus como acidente de trabalho. Uma faixa foi inserida ainda na frente da instituição devido ao corte do prêmio para os profissionais afastados a partir da suspeita de covid-19. A resposta segue abaixo na íntegra.

Nota de esclarecimento

Em resposta a manifestação do sindicato laboral, de que não existe reconhecimento da instituição aos seus colaboradores, a direção do Hospital São Donato afirma que é uma acusação inverídica que não merece destaque. Isso porque, em que pese todas as dificuldades impostas ao segmento de gestão de saúde pública - que não recebe reajuste de tabela SUS desde 1994 – o hospital tem realizado os pagamentos de salários, antecipação de 13° salário, contribuição sindical e depósitos do fundo de garantia rigorosamente em dia.

O sindicato laboral aduz e quer fazer crer que o hospital recebeu verbas das esferas federais, estaduais e municipais e que não está repassando aos trabalhadores. Importa esclarecer que nenhuma verba foi destinada para pagamento de abono. Os valores de repasses recebidos são para fins específicos de combate a covid-19 com a compra de equipamento de proteção individual (EPI), equipamento de proteção coletivo (EPC), contratação de mais profissionais de saúde e demais insumos.

Destaca-se que todo esse custo não havia uma previsão orçamentária e nem fonte de custeio do exercício do ano de 2019 para realização no ano de 2020. No mais, o Hospital São Donato, a exemplo das demais instituições hospitalares, no mês da data base, ou seja, em março de 2020, repassou a todos os colaboradores o índice de inflação (INPC) do período, atendendo o pleito do sindicato laboral e dos próprios trabalhadores.

Agora decorrido alguns meses desde a pandemia do coronavírus, o sindicato laboral tem condicionado o abono, cuja matéria nem existia em março de 2020, para o fechamento da convenção trabalhista.

Nesse momento em que todos nós temos presenciado a dificuldade financeira, vendo empresas fechando, falindo, trabalhadores perdendo seus empregos, é que precisamos de empatia, força, união e solidariedade para que a instituição possa sobreviver prestando serviço com a qualidade que já o faz.