logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara alcança melhor nota da cidade no Previne Brasil

Saúde de Içara é a segunda melhor do estado entre cidades com mais de 50 mil habitantes

Compartilhar:

A nota de Içara no Previne Brasil voltou a crescer. Agora, está em 8.68 pontos. Entre as cidades de Santa Catarina com mais de 50 mil habitantes, esta é a segunda melhor posição do ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, atrás somente de Chapecó, no primeiro quadrimestre de 2023. Desde que foi criado, em 2019, pelo Governo Federal, é o melhor desempenho também de Içara.

Os indicadores selecionados avaliam as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas. A nota compreende a disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo. “Estar entre as melhores notas do estado nos dá a garantia de que estamos oferecendo um serviço público, gratuito e de qualidade aos içarenses que chegam às nossas unidades de saúde”, comemora a prefeita Dalvania Cardoso (PP).

“É a prova de que estamos com a população mais bem assistida em todas as suas demandas de saúde, em especial os pacientes hipertensos, diabéticos e gestantes, condicionando uma elevação da qualidade do atendimento prestado ao munícipe em saúde e consequentemente à prevenção de doenças”, ressalta o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler. “O trabalho conjunto feito pelos profissionais da atenção primária fez com que o índice atingisse esse valor. Agora, vamos buscar o aprimoramento para corrigirmos o que ainda é necessário até que cheguemos à excelência”, pontua a coordenadora da Atenção Básica da Secretária de Saúde, Shirley Gazola.