Canal Içara

Canal Içara

17 de setembro de 2019 - 09:35
Cotidiano »
Içara comemora contágio vertical zero no dia de combate a AIDS
24/11/2006 às 11:36 | Prefeitura Municipal de Içara
O dia mundial de combate a AIDS apresenta este ano um destaque positivo em Içara. É zero o número de contágio vertical, ou seja, não existem casos de transmissão de HIV da mãe para o bebê. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Içara, em parceria com o programa DST/AIDS, promove uma grande campanha de divulgação e conscientização.

No próximo dia 30 de novembro, às 9 horas, o programa estará no posto da Polícia Rodoviária Estadual do bairro Liri, onde fará distribuição de material informativo, preservativos e ainda, oferecer a testagem e o acompanhamento gratuitos.

No dia 1º de dezembro as atividades acontecem na Praça da igreja Matriz São Donato. A partir das 9 horas, o Coral do Centro de Atendimento Psico-social - CAPS se apresenta para a comunidade, haverá ainda apresentação de teatro de adolescentes, distribuição de brindes, material informativo e também, testagem e acompanhamento.

Para a coordenadora do programa HIV/DST AIDS Chelbia Pavei, o preconceito e a discriminação são os grandes vilões, o maior obstáculo na prevenção. "Hoje a AIDS é uma doença que ainda não tem cura, entretanto, o portador da imunodeficiência pode viver durante muitos anos com tratamento", explica. Segundo ela, no município as portadoras do vírus fazem tratamento correto e garantem que seus filhos não se contaminem.

Atualmente o município tem 158 pacientes inscritos no programa DST/AIDS. Destes, 54 são portadores do vírus, 23 mulheres e 31 homens que ainda não desenvolveram a doença. O número de doentes que já fazem o tratamento com coquetéis é de 104. Sendo eles 58 homens e 46 mulheres.

Interessados em fazer o teste e tirar a dúvida podem procurar o programa na Rua Henrique Lage, próximo ao Biff Materiais de Construção, no Centro, todos os dias. Os exames são realizados entre 08h00min e 08h30min. Não é necessário estar em jejum. O hospital São Donato também presta este serviço para a comunidade Içarense toda segunda-feira, a partir das 19 horas.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas