logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara comemora o Dia da Bandeira

Compartilhar:

A bandeira brasileira foi hasteada em ato solene nesta segunda-feira, dia 19. A comemoração ao símbolo nacional começou no Paço Municipal e terminou na Praça do Imigrante após uma caminhada pela Rua Marcos Rovaris. Participaram as escolas Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri, Tranquillo Pissetti, Salete Scotti dos Santos, Favinho de Mel e os Petis do Jaqueline e Esplanada. Já o comércio fez parte com as vitrines enfeitadas.

"O amor à pátria deve ser alimentado todos os dias. Quando Ayrton Senna vencia, a primeira coisa que fazia era mostrar a bandeira. Quando a Seleção Brasileira também joga, reverenciamos a pátria", coloca o prefeito Gentil Da Luz. Além de autoridades municipais e dos estudantes, o evento convocado pela Câmara de Dirigentes Lojistas foi acompanhado ainda pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a fanfarra da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti. E para a execução do Hino à Bandeira foi convidado também o Exército.

Desenhada por Décio Villares, a Bandeira Nacional apresenta o verde da mata, o amarelo do ouro e o azul do céu. Já as estrelas representam os estados e o Distrito Federal. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o azul e o branco também prestam uma homenagem a Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil. Além disso, aproxima o país das bandeiras latino-americanas. Ao centro segue escrito então em verde Ordem e Progresso.

A data escolhinha para homenagear a bandeira é uma referência direta ao dia em que ocorreu a divulgação da versão republicana. O símbolo nacional foi constituído quatro dias após a proclamação da República. Ou seja, em 19 de novembro de 1889. Na época tinha 23 estrelas. É que os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia tiveram a inclusão apenas em 1992.


As bandeiras na história do Brasil

Infografia: Canal Içara

Confira mais imagens