logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara e Lajes oficializam geminação

Compartilhar:

Içara e Lajes das Flores encurtaram as distâncias impostas pelo oceano com a assinatura da geminação entre as cidades nesta segunda-feira, dia 7. A parceria com os açorianos pretende amplificar o resgate dos costumes de origem dos colonizadores. O carro de boi, cestos de vime e os sobrenomes são apenas algumas das evidências açorianas migradas. O contato agora visa também intercâmbios científicos, culturais e econômicos voltados principalmente ao turismo. "A ideia é que cada etnia tenha uma cidade coirmã", aponta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

"Onde quer que estejamos, falamos dos açorianos", sublinha a estudiosa içarense, Elza de Mello Fernandes. "Para nós é um grande orgulho e honra celebrar a história de nossos antepassados. Temos que criar canais de comunicação e aproximar entidades, não necessariamente públicas. Temos como limitação a distância. Mas procuraremos que, sempre que possível, haja intercâmbio. Os meios tecnológicos poderão facilitar", garante o presidente do Conselho Municipal de Lajes - correspondente a prefeito - Luís Maciel.

"Somos um conselho relativamente pequeno, com suas atividades ligadas principalmente a pecuária e agricultura, nas últimas décadas, sobretudo a criação de gado. Temos pesca e nos últimos anos houve investimentos no desenvolvimento do turismo. Somos reserva da biosfera da Unesco, portanto, o turismo é voltado à natureza”, acrescenta. Devido ao isolamento provocado pela condição de ilha, que motivou a imigração no passado, o principal desafio dos gestores ainda é fixar os jovens para que criem novas oportunidades na Ilha das Flores.

A comitiva chegou no domingo e foi apresentada na igreja matriz. Nesta segunda-feira conheceu ainda entidades, projetos da cidade e falou com a imprensa antes do hasteamento da bandeira açoriana no lugar da içarense e o sancionamento da lei. O grupo formado também pelo presidente da Assembleia Municipal José Eduardo, o construtor e tocador de viola José Agostinho Serpa e a esposa Luisa Silveira ficará em Içara até sexta-feira. No retorno, levarão junto correspondências dos alunos da Escola José Fernandes Silveira, de Sanga Funda.