logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara e Rincão decretam luto por Tina

Compartilhar:

Maria Albertina Silvino da Silva faleceu ao meio-dia no Hospital da Unimed em Criciúma ao sofrer uma parada cardíaca nesta sexta-feira, dia 24. Tina era líder comunitária do Mirassol, no Balneário Rincão, onde desenvolvia junto com mulheres voluntárias uma fábrica de estopa e também prestava auxílio aos moradores do bairro. Ela havia passado por uma cirurgia na quarta-feira devido a dores sentidas no dia anterior e estava em coma desde então. O velório ocorrerá na própria associação em que fazia parte a partir das 19h.

Tina era funcionária pública efetiva da Prefeitura Municipal de Içara. E pela defesa ao meio ambiente recebeu em 2014 o prêmio Destaque Verde oferecido pela Fundação de Meio de Ambiente da cidade. “Sem ela, o trabalho do Poder Público terá que ser ainda maior. Nosso alento é a semente que ela deixou plantada no coração das voluntárias, de outras pessoas e, especialmente, de sua filha Simara”, ressalta a Secretária de Assistência Social e primeira dama do Rincão, Mariza Góes

“A Tina foi uma importante líder comunitária dentro da comunidade Mirassol. Suas iniciativas de economia solidária e trabalho social ultrapassaram os limites de Balneário Rincão. Seu exemplo e sua determinação serão seguidos por todos aqueles que querem um Balneário Rincão justo, solidário e fraterno”, enaltece o prefeito Décio Góes. Aos 52 anos ela deixa duas filhas, Simara Polucena e Tatiane Severino e três netos: Reuel Vieira, Maria Eduarda e Carlos Eduardo.

Tina trabalhou como diarista em mais de 20 casas. Incomodada com a situação das companheiras que às vezes não tinham o que comer, resolveu colocar em prática os ensinamento da bisavó e saciou a fome daquelas famílias com sopões. Também fazia hortas comunitárias em terrenos cedidos e vendia temperos aos mercados locais. Atualmente era fundadora e coordenadora reconhecida pelo auxílio à pessoas carentes com a Associação Beneficente Mulheres Voluntárias do Mirassol.