logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara Mais Tec forma 230 alunos em curso de robótica

Todas as escolas com ensino fundamental II da rede pública de Içara receberam a iniciativa

Compartilhar:

Chegou ao fim mais uma etapa na formação escolar de 230 estudantes da rede pública de ensino de Içara. Na noite desta segunda-feira, dia 11, aconteceu a entrega dos diplomas do curso de robótica do programa Içara Mais Tec, desenvolvido em todas as escolas públicas com os anos finais do ensino fundamental na cidade. A iniciativa contemplou alunos de 11 a 14 anos. Ao todo, a capacitação teve 60 horas curriculares no contraturno escolar.

Além da formatura, o Salão Paroquial da Matriz São Donato recebeu uma dinâmica competitiva para a resolução de problemas. “O Hackathon é uma metodologia muito importante para despertar o espírito empreendedor nos participantes. Neste dia, várias soluções para determinados problemas foram desenvolvidas em um curto espaço de tempo. Chegamos à etapa final da trilha de ensino fundamental do programa Içara Mais Tec com a certeza de que fizemos a diferença na formação de muitos jovens ao longo de toda a jornada”, comenta o gerente de operações do Senai, Valmir Cabral da Silva Neto.

“Com a robótica, crianças e adolescentes aprendem a programar, a resolver problemas de forma criativa e a trabalhar em equipe. Além disso, a robótica estimula o pensamento crítico, a capacidade de inovação e o interesse por ciência e tecnologia. Essas habilidades são fundamentais para prepará-los para os desafios do mundo moderno e para torná-los cidadãos ativos e participativos na sociedade”, aponta a gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Isabel Martins.

“Estamos preparando os nossos jovens para as novas tecnologias que dominarão o mercado de trabalho no futuro. Investimos R$ 500 mil no Içara Mais Tec para promovermos o acesso às capacitações de forma gratuita, porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos roubar. A educação dá resultado. A educação muda a vida das pessoas. O retorno deste investimento é imensurável”, salienta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PP). O Içara Mais Tec também ofertou cursos para a população adulta. As aulas ocorrem no Espaço Jovem 4.0 Marco Antônio Lima Coelho, ao lado da rodoviária, em período noturno. A formação em Ind Tec Automação 4.0, de 300 horas, será concluída no primeiro semestre de 2024.