logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara realiza OBMEP na Escola

Compartilhar:

Os alunos que tem interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas contam com reforço a partir desta semana. A proposta do “OBMEP na Escola” é melhorar a qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas e preparar os alunos para as provas. Em Içara, três educadoras foram aprovadas nos últimos dois anos para desenvolver o projeto: Marlene Stairk, Angelita Possamai e Karine Calegari Mrotskoski.

“O programa iniciou em 2016 e participam, além dos medalhistas e dos que recebem menções honrosas, os alunos que ingressaram para as fases seguintes da olimpíada, ou então, quem já tem o apreço pela disciplina. O programa segue até final de novembro”, explica Karine. Ao todo 60 alunos do 6º ao 7º anos e do ensino médio são recebidos quinzenalmente no Naes de Içara. Já os estudantes de 8º e 9º anos são dispostos em outros dois grupos.

“Se o aluno ganha qualquer tipo de medalha na Olimpíada ele é contemplado com uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais para aulas extraclasse ainda no Ensino Fundamental e Médio. Já a premiação, dependendo do número de medalhas que o aluno adquiriu no decorrer da vida escolar, pode render bolsas de estudos para realizar a graduação”, informa Angelita. As educadoras recebem bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para conduzirem as atividades e podem permanecer no programa por três anos.

Município pretende estender projeto

“Antes do programa, nós já desenvolvíamos atividades de reforço com os alunos da Rede Municipal, com materiais elaborados por nossa equipe. Já nesse segmento, todos os materiais são elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Os conteúdos são mais específicos, com acesso ao banco de questões, o objetivo dessas aulas é que o aluno se destaque e passe para as próximas fases da olimpíada”, lembra Angelita.

“É a primeira vez que eu participo de algo do gênero. Quero me dedicar e aprender ao máximo, para conquistar mais medalhas para nossa escola”, garante Cibele Vargas, da Escola Quintino Rizzieri. “O município fornece espaço, lanche e transporte para os alunos do município que precisam se locomover. Nossa intenção é avaliar e analisar como as atividades ocorrerão, para ampliarmos o número de turmas no ano que vem, trabalhando com todos os níveis da olimpíada”, completa a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni.