logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/07/2014 | 12:18 - atualizada às 13h09

Içara recebe acadêmicos em vivência no SUS

com informações das assessorias de imprensa

Compartilhar:

Estudantes, residentes e professores da Unesc partiram para uma verdadeira imersão na saúde coletiva da região nesta segunda-feira, dia 21. Eles integram o programa Ver/Viver SUS. Ao todo são nove grupos em Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Urussanga, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Criciúma e Siderópolis montados pelos cursos de Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Farmácia e Medicina.

“Esta é uma experiência única, em que realmente vivenciamos a realidade do SUS. A gente cria vínculos e promove ações que reafirmam esse sentimento, de querer lutar pelo SUS”, relata a fisioterapeuta Lidiane Ribeiro, aluna do programa de Residência Multiprofissional da Unesc. Durante esses cinco dias, as equipes terão contato com profissionais, pacientes e conhecerão os Planos Municipais de Saúde, além do perfil epidemiológico de cada cidade.

“Estou em busca de saber como é na prática o que aprendemos em sala de aula. Ver, não só como funciona a minha área, mas todos os profissionais do SUS e o que esperar desse trabalho em grupo”, afirma a estudante de Nutrição Louyse Damásio. “Esperamos que essa seja mais uma experiência exitosa, que os alunos ampliem seus conhecimentos”, enaltece a coordenadora de Extensão da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, Magada Tessman Schwalm. O programa é desenvolvido em parceria ainda com o Ministério da Saúde e a Rede Unida.

"Na medida em que se misturam com o povo, consolida um compromisso maior com a população, pois não basta somente a literatura”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Irão conhecer como é importante o trabalho ofertado pelo SUS", atesta o secretário municipal de Saúde, Lauro Nogueira. Em Içara, o grupo é formado por dois acadêmicos de Nutrição, um de Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, além de três participantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (Nutrição e Enfermagem) e dois professores, dentre eles, um de Farmácia e o outro de Enfermagem.