Canal Içara

Canal Içara

03 de junho de 2020 - 18:56
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Içara Solidária: Rede de voluntárias produz 3 mil máscaras para distribuição gratuita
07/04/2020 às 10:49 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Lucas Lemos [Canal Içara]
Os dias da aposentada Ana Dagostim Salvador tem sido de bastante trabalho. Sem poder sair de casa, ela montou nos fundos da residência uma pequena fábrica sem fins comerciais. Ali, toda a produção tem como destino a proteção da população. São três pessoas em articulação direta, além de uma rede de voluntários, engajados na confecção de máscaras gratuitas.

“Muita gente está ajudando. São pessoas que eu nem conheço. Tem gente fazendo a dobra, inserindo elástico e costurando. Algumas fábricas que pararam também se disponibilizaram, pois a necessidade é grande. Nem todos que a gente convidou aceitaram o desafio, mas tem muitas pessoas boas que se ofereceram e que somos muito gratas”, indica a solidária moradora do Centro de Içara.

Com os materiais já recebidos, a produção deve chegar a 3 mil máscaras para a distribuição nas unidades de saúde. Mas este é um número que poderá ir muito além. “Se tivermos tecido, elástico e voluntários, vamos continuar”, ressalta ao lado das colegas – com uso das máscaras e o devido distanciamento - Aparecida Vieira Colonetti e Patrícia Rabelo. Para quem deseja fazer parte, o primeiro gesto necessário é entrar em contato pelo telefone (48) 99679-9403.

Governo do Estado libera produção e uso

O Governo de Santa Catarina recomenda o uso de máscaras de tecido por todos que precisam sair de casa. A portaria que autoriza a utilização e a fabricação, além de detalhar as instruções para o manuseio, foi publicada no Diário Oficial do Estado na noite de segunda-feira, dia 6. As máscaras podem ser confeccionadas de tecido não tecido (TNT) preferencialmente em camada tripla, ou de algodão, com mais de uma camada. Aos profissionais da saúde ou pacientes com Covid-19 a determinação continua o uso, respectivamente, de máscaras N95 e cirúrgicas.

"É importante utilizar, e também uma questão de respeito às outras pessoas. A máscara é uma barreira que ajuda a evitar a proliferação do vírus", afirma o governador Carlos Moisés (PSL). "As próximas semanas são as que vão apresentar um impacto mais relevante. O isolamento social vem para que a curva não seja tão aguda e nos dê tempo para adquirir os insumos que o mundo inteiro está adquirindo", lembra.

Cuidados com as máscaras
- Deve-se colocá-la com a mão previamente higienizada de modo a cobrir a boca e o nariz, de modo que a mesma fique bem ajustada a face;
- Após a colocação da máscara deve ser evitado o contato com a face como um todo;
- Caso precise ajustá-la durante o uso, faça-o pelas laterais e com a mão higienizada;
- Para retirar higienize as mãos previamente e não toque na parte da frente da máscara. Retire-a pelas laterais de forma a evitar qualquer contato da face e mãos com a parte externa da máscara com o rosto;
- Caso não seja possível proceder com a desinfecção imediata da mesma, colocar em um saco plástico ou de papel, bem fechado, e só abrir quando puder proceder com a desinfecção;
- Não deixar a máscara sobre mesas ou balcões, pois isso facilita a contaminação do ambiente;
- A máscara deverá ser submersa em uma solução de um litro de água para cada 50 ml de água sanitária por 15 minutos, após fazer o enxágue em água limpa, colocando a mesma em seguida para secar;
- A máscara doméstica deve ser utilizada por um período inferior a duas horas, caso fique úmida a mesma deve ser substituída.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias