logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara terá coleta seletiva de lixo a partir de outubro

Compartilhar:

A partir do dia 2 de outubro Içara terá coleta seletiva em todos os bairros. A entrega do material educativo será realizada através das agentes comunitárias de saúde. A apresentação do Recicla Içara foi realizada pela equipe técnica da Fundação do Meio Ambiente nesta terça-feira, dia 5. “A separação será feita de forma simples, tudo que for reciclável deverá ser destinado para uma sacola normal (como é feita com o lixo não reciclável). Papel, plástico, metal e vidro podem ser alocados juntos. O caminhão da coleta seletiva passará em um dia e horário diferentes do caminhão da coleta convencional”, explica o presidente da Fundai, Ederaldo Inácio.

A Secretaria de Assistência Social atuará também no cadastro dos catadores, além da viabilização do transporte e identificação. Todo o material chegará selecionado ao galpão de triagem, onde haverá a estrutura necessária de segurança para o manuseio. “Daremos uma boa condição de trabalho”, adianta a assistente ambiental da Fundai, Aline Stolk. “As crianças já crescem com essa preocupação voltada ao meio ambiente e serão mobilizadoras da causa”, destaca a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni.

Conforme a engenheira sanitarista e ambiental da Racli, Ionice Vefago, um espaço educativo será montado no aterro sanitário para receber as escolas. "Com a condução cultural que temos em nossa cidade, a coleta seletiva deveria ter acontecido há muito tempo. Temos uma produção de lixo muito grande. A coleta seletiva beneficia todos, beneficia a rua, o município. O espírito da cidade pedia por essa iniciativa", coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB).

O que pode ser reciclado:
Papel: Revistas, papelão, folhas em geral, caixa de leite, sucos.
Plástico: Garrafas, embalagens plásticas, sacolas, peças plásticas.
Metal: Latas de alimento e bebida, objetos de cobre, zinco e ferro.
Vidro: Garrafas e garrafões (embrulhar esses materiais para não ocorrer acidentes)