logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara, uma cidade em redescoberta

Compartilhar:

Aos 56 anos de emancipação, Içara é uma cidade jovem, em redescoberta e com um grande potencial ao turismo. Além do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, o município se molda agora ao agronegócio, à realização de eventos e atração de investimentos.

"Teremos um condomínio industrial que será licitado no dia 15 de janeiro para dar oportunidade de 31 empresas se instalarem no município", enaltece o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Brígido.

“Já no segundo semestre começará a funcionar o terminal intermodal com a ligação da cidade ao porto de Imbituba. Além disso, realizaremos a comemoração do Agronegócio e do Mel com a realização da primeira festa da Agromel”, completa.

Integração para fazer Içara crescer

O desenvolvimento de Içara não está vinculado somente a ações governamentais. É um processo que envolve também as entidades da cidade. E neste aspecto, a integração já começou com resultados positivos.

“O envolvimento de outras entidades contribuiu muito na programação de Natal. Precisamos agora que estas parcerias se estendam para ainda mais instituições pelo fortalecimento de um calendário anual”, enaltece o presidente da CDL, Alexandre Fernandes.

“Se unirmos interesses, teremos mais pessoas envolvidas. Os resultados também chegarão mais rápidos e serão mais qualificados”, completa o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Içara e Região, Altair Borges.

“A capacitação é um dos pontos fundamentais para as empresas fazerem parte desde movimento. As principais demandas já foram mapeadas. Não faltarão esforços de nossa parte para a oferta de opções que possam atender as necessidades elencadas”, completa.

“Além de novos serviços aos associados, estamos em busca de cursos que possam contribuir na profissionalização. Içara é um das cidades que mais se desenvolveram na região. Significa que está no caminho certo”, indica o presidente da Associação Empresarial, Ramiro Cardoso.

Plano Diretor definirá expansão

A unificação de interesses também será importante para o planejamento da cidade em forma de lei, pois a perspectiva é que o novo Plano Diretor da cidade seja concluído em 2018. A condução caberá agora ao Poder Legislativo.

"Será um marco positivo para a cidade a possibilidade de pensarmos num planejamento de longo prazo com interesses únicos para um crescimento sustentável e ordenado. Será uma honra e também uma grande responsabilidade”, completa o presidente Alex Ferreira Michels (PSD).

O projeto foi montado com a perspectiva de que a cidade alcance 86 mil habitantes até 2060. Além de participar da formação do Plano Diretor, a sociedade também deverá acompanhar o desenvolvimento urbano através de um novo conselho deliberativo.