logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Idosas evitam utilizar preservativos

Compartilhar:

Aproximadamente sete em cada dez brasileiras com mais de 50 anos não usam camisinha com parceiros casuais, o que tem tornado as mulheres desse grupo mais vulneráveis à contaminação pelo vírus HIV. A constatação faz parte da pesquisa de comportamento sexual dos brasileiros, realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde e divulgada nesta sexta-feira, dia 13.

Nos últimos dez anos, a ocorrência de Aids entre as mulheres com mais de 50 anos triplicou. Somente em 2006, foram identificados 1,8 mil casos entre essa parcela da população. A dificuldade para negociar o uso do preservativo com o parceiro, aliada à falsa percepção de que as mulheres acima dos 50 anos estão imunes ao vírus são os principais fatores que explicam essa realidade. ”Para essa geração, camisinha estava associada à prevenção de gravidez”, aponta o documento.

O estudo revela, ainda, que mais da metade dessas mulheres (55,3%) é sexualmente ativa. No entanto, o uso regular da camisinha nas relações casuais faz parte da rotina de apenas 28% delas. Já entre os homens nesse mesmo grupo etário, o índice sobe para 36,9%. Na média da população com mais de 50 anos, o uso do preservativo nesse tipo de relação sexual é verificado em 34,8%, proporção inferior à verificada entre o grupo de 15 a 49 anos (47,5%).

Dados do Ministério da Saúde revelam que, a cada ano, são identificados mais de 35 mil casos de Aids no país. Em cerca de 40% das ocorrências, o diagnóstico é feito de forma tardia, o que retarda o acompanhamento e compromete ainda mais o estado clínico do paciente. Estima-se que, pelo menos, 255 mil brasileiros estejam infectados pelo vírus da Aids e ainda não tenham feito o exame.


COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A CAMISINHA?

- Abra a embalagem com cuidado - nunca com os dentes - para não furar a camisinha;
- Coloque a camisinha somente quando o pênis estiver ereto;
- Desenrole a camisinha até a base do pênis, mas antes aperte a ponta para retirar o ar;
- Só use lubrificante à base de água. Evite vaselina e outros lubrificantes à base de óleo;
- Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis duro. Fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze da camisinha;
- Dê um nó no meio da camisinha e jogue-a no lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez. Usar a camisinha duas vezes não previne contra doenças e gravidez.