logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Igreja Matriz São Donato inicia nova transformação

Compartilhar:

O estilo gótico da Igreja Matriz São Donato vai ter novos elementos. Rosetas serão inseridas em pilares, paredes e no teto em referência as rosáceas utilizadas no passado para transmitir, através da luz e da cor de vitrais, o contato com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado. Além disso, contornos em dourado vão valorizar ainda mais os traços presentes na edificação. Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira, dia 14.

Atividades: Devido as obras, a igreja matriz não será utilizada para celebrações. Assim como ocorreu durante a ampliação, as missas serão realizadas no Salão Paroquial.

Conforme a arquiteta Fernanda Biff, a realização de reforma era uma necessidade devido a deterioração provocada pelo tempo. Junto com os reparos, a proposta é proporcionar então “um ambiente ainda mais aconchegante para os fiéis terem seus momentos de fé”. Todos os principais vitrais internos vão ganhar molduras colocando-os como obras de arte e outros quatro serão inseridos no acesso a cripta e também no batistério enquanto a iluminação externa ajudará a valorizar os desenhos em mosaico.

“Nas paredes e no teto vamos utilizar tons que dialoguem com as pedras de travertino existentes nos pilares. Serão instaladas luminárias e lustres com luzes em tom amarelo e ainda teremos a pintura do céu no arco central”, indica Fernanda. O altar, por vez, passará por uma transformação com LED no contorno de Cristo e a padronização das cores de fundo. A pintura e iluminação também vão ser estendidas para a área externa com o propósito de enaltecer também os detalhes da torre central e torna-la visível novamente em diferentes pontos da região central da cidade.