Canal Içara

Canal Içara

11 de dezembro de 2019 - 18:53
Cotidiano »
Infectologista apresenta plano contra as hepatites com a prevenção e diagnóstico precoce
25/07/2019 às 11:22 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Um grave problema de saúde no Brasil, as hepatites virais são doenças silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. “Santa Catarina está em quarto colocado em nível nacional em número de casos de portadores de hepatite, então temos o compromisso de ampliar o acesso ao diagnostico e proporcionar o tratamento a essas pessoas”, ressalta o médico infectologista, Eduardo Campos de Oliveira.

“É fundamental que as pessoas se previnam com a realização de testes rápidos que ofertamos em todas as unidades de saúde, pois é uma doença que pode evoluir para algo mais grave e se descoberta de maneira precoce, é possível a cura”, alerta a psicóloga do Programa DST/HIV/Aids, Samira Abdenur. O Plano de Eliminação do Vírus da Hepatite C no Brasil foi apresentado pelo especialista para aproximadamente 100 multiplicadores em uma palestra nesta quarta-feira, dia 24.

Em casos em que as hepatites apresentam sintomas, pode surgir o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. “Atualmente temos cerca de 200 pacientes atendidos em Içara, contabilizando também o Balneário Rincão, que utiliza nossos serviços. É um número significativo e nos preocupa, portanto a questão da prevenção é essencial e isso passa pela capacitação de nossa equipe”, comenta a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas