logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Inicia a 57ª Festa em honta a São Donato

Compartilhar:

Içara se renova em agosto. Com a festa de São Donato, que inicia nesta sexta-feira, dia 3. Em meio à praça, estandes e ambulantes já tomaram conta do local. A edição deste ano, de número 57, mobilizou, além da Comissão para Assuntos Econômicos da Paróquia (Caep), a Polícia Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e as Secretarias de Obras e de Saúde. A festa se estende até o feriado de terça-feira, dia 7.

A novidade para este ano é a Ação Social. No calçadão, o Hospital São Donato irá realizar o Dia D. Exames e uma equipe estará de prontidão para realizar serviços gratuitos na praça. No primeiro dia de festa, o parque de diversão receberá um público ainda maior. Os ingressos serão gratuitos para crianças carentes e alunos da Apae de Içara. No parque de exposições, um estande estará a disposição para o corte de cabelo deste público.

“Esperamos um público de quase 40 mil visitantes”, revela um dos organizadores, José Renato Brígido. Conforme ele, o número de refeições, nos dois restaurantes, deverá chegar a 4 mil pratos servidos. Mais de 1,4 toneladas de alimentos. Somente com os almoços e jantas, serão quase R$ 30 mil que estarão em circulação pela festa. Na parte elétrica, o consumo médio de energia, durante os cinco dias de festa, é equivalente ao que 30 casas consomem em um mês. Conforme o Major Márcio José Cabral, além do expediente normal, de 30 policiais, 20 homens foram convocados para reforçar a segurança do evento.

Sexta-feira, dia 3
No quesito religião, as celebrações iniciam na sexta, com a realização de uma missa para a etnia açoriana. Após a missa, serão abertos os portões dos pavilhões de shows e da 8ª Feira da Indústria e do Comércio. Ao todo, serão 30 expositores de 12 áreas diferentes. “Vamos ter representantes de diferentes ramos da economia local”, destaca Brígido. Tanto o pavilhão de exposição quanto o de atrações culturais são de livre acesso. Ambos estão localizados no pátio da Escola Salete Scotti dos Santos. A feira ficará aberta até às 22h30min, e os shows deverão se estender, todos os dias, até a meia-noite. Entre as atrações principais do primeiro dia da festa, está a Orquestra Sinfônica de Florianópolis, que estará em turnê pelo sul de Santa Catarina.

Sábado, dia 4
No sábado, o almoço começa a ser servido a partir das 11h30min. Das 16 às 22h30min, o pavilhão de exposição volta a ser aberto ao público. Os shows, neste dia, iniciam às 20h, depois da missa italiana. Após a cerimônia religiosa, o restaurante abre novamente, com a gastronomia típica do povo colonizador.

Domingo, dia 5
No domingo, dia 5, é a etnia polonesa que será homenageada. A missa inicia às 10h, no mesmo horário em que abrirá a Feira da Indústria e do Comércio. A partir das 11h30min, dois restaurantes estarão em funcionamento. As atrações culturais se apresentam a partir das 15h, no pavilhão de shows. Á noite, o último povo colonizador da cidade será homenageado. A missa, que iniciará às 19h, estará relacionada à etnia afro-brasileira.

Segunda-feira, dia 6
Na véspera de feriado, os portões dos pavilhões se abrem às 15h. As atrações ficarão no palco até as 19h, e voltarão a se apresentar após a procissão com a imagem do padroeiro São Donato, do Hospital São Donato até a Igreja Matriz. A feira deverá ser aberta somente das 20 às 22h30min.

Terça-feira, dia 7
Na terça-feira, dia 7, o bispo, Dom Paulo de Conto, juntamente com os padres Marcos Rech e Samiro Meürer presidem a missa festiva. As exposições abrem às 10h. O horário de almoço está previsto para as 11h30min. Novamente, os restaurantes 01 e 02 deverão estar abertos. As celebrações religiosas encerram às 15h, com a benção às famílias e as chaves. Em relação as atrações culturais, a Orquestra Sinfônica de Florianópolis faz a sua segunda apresentação, e encerra as apresentações de mais uma festa de São Donato.