logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Inspire as pessoas e seja um líder servidor

Compartilhar:

A leitura e a participação em cursos ajudam, mas a prática é fundamental para se tornar um líder servidor. “Gerência é o que fazemos, liderança é quem somos”, lembra o autor do livro Como se tornar um líder servidor – Os princípios de liderança de O Monge e o Executivo, James C. Hunter. Conforme o escritor, o principal aspecto para isso é aprender a influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente por objetivos comuns inspirando confiança pelo caráter. E não é necessário ser chefe para propagar isso.

Um líder é definido ainda pela maneira como age. Precisa ter controle sobre desejos básicos e caprichos. Ouvir alguém não significa concordância, mas representa interesse em compreender as motivações. Ao trabalhar em prol dos outros, um líder desenvolve autoridade e, consequentemente, influência. “Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos”, lembra. “Sempre que odiamos alguém, estamos odiando uma parte de nós mesmos em sua imagem”, resume.

“A verdade é que não há nada de digno em ser superior a outra pessoa. A única nobreza genuína é ser superior a seu antigo eu” [Whitney M. Young Jr.]
Uma maneira eficaz de os líderes demonstrarem respeito pelas habilidades da equipe é delegar responsabilidades. Outra dica é analisar se está cuidando dos problemas certos, formar novos líderes e não presumir que sabe identificar as próprias falhas. “Enquanto os funcionários tentam agradar ao chefe, ignoram as necessidades do cliente”, adverte o autor. “Nossa cultura de gratificação imediata nos impele a querer tudo a tempo e a hora. A realidade é que a mudança duradoura ocorre aos poucos”, sublinha.