Canal Içara

Canal Içara

18 de agosto de 2018 - 14:48
Cotidiano » Leitor Repórter
Internautas registram beleza da Super Lua
01/02/2018 às 00:03 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Marcelo Ferreira Réus
Dois fenômenos lunares puderam ser observados esta noite no Brasil. A Super Lua, que dá mais brilho ao único satélite natural da Terra, coincidiu também com a Lua Azul, cujo nome é dado devido a segunda lua cheia em um mesmo mês. A beleza no céu chamou a atenção dos internautas e gerou imagens de diferentes comunidades - e até cidades - enviadas ao portal Canal Içara. A raridade do evento decorre ainda da ocorrência simultânea ao eclipse lunar, neste caso, visível somente em outros países.

“A órbita da Lua é oval. Em média ela está a 384 mil quilômetros da Terra. Quando mais distante, está a cerca de 400 mil km; e quando está mais perto, está a cerca de 360 mil km”, explica à Agência Brasil o astrofísico da Sociedade Astronômica Brasileira Gustavo Rojas. “Esse termo [Super Lua] é meio enganoso por fazer com que as pessoas achem que a Lua ficará gigante. Na verdade, em termos de tamanho, ela fica apenas 10% maior do que quando está na posição mais distante. O que fica mais perceptível é o brilho, que fica 30% maior", relata.
Envie também o seu artigo para opiniao@canalicara.com. Para ter o texto publicado é necessário se identificar. A postagem não significa que o portal concorde com a opinião.
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas