logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Jefferson Zago: Uma nova vida após a covid-19

Empresário relata que a doença despertou a necessidade de uma vida mais saudável

Compartilhar:

A pandemia de coronavírus ficará marcada pelas vidas perdidas e pelas sequelas na saúde e na economia, porém será especialmente lembrada pelas histórias de superação, de quem venceu a doença. É o caso do empresário Jefferson da Silva Zago, que em 25 de maio de 2020 deixava o Hospital São Donato, de Içara, após 38 dias de internação, sendo 27 na Unidade de Terapia Intensiva. “Estive morto, mas renasci para uma nova vida”, relata o morador de Sangão.

Ele explica que os novos hábitos pós-Covid incluem, além de todos os cuidados para evitar outras contaminações, uma rotina mais saudável, com caminhadas duas vezes por dia, mais convivência em família, ao lado da esposa e das duas filhas, e menos estresse no trabalho. “A gente precisa continuar trabalhando, mas aprendi a delegar mais (as funções) e ter menos ansiedade, menos ambição”, declara.

Jefferson conta que a doença também acometeu outros familiares, embora de forma leve. Fora o seu, o caso que necessitou de internação foi o da sogra, que permaneceu alguns dias hospitalizada e também se recuperou. “Para aquelas famílias que ainda estão passando pela doença, digo que tenham fé, porque Deus pode resolver tudo, e esperança de que essa fase vai passar. Quando estive internado, muitas correntes de oração foram feitas”, afirma.

Sintomas de gripe

Com a pandemia ainda no início, o empresário recorda que seus sintomas foram a princípio confundidos com os de uma gripe. “Na Sexta-Feira Santa (em abril do ano passado), comecei a sentir uma dor de cabeça forte e sintomas de gripe. Continuava assim no domingo de Páscoa, então fui para o hospital, mas me liberaram porque também achavam que estava gripado. Na terça-feira, voltei ao hospital, fizeram outros exames e já fiquei internado”, descreve.

A internação no hospital de Treze de Maio durou cerca de cinco dias, entretanto, o quadro de Jefferson se agravou e ele precisou ser transferido para a UTI do São Donato, uma das primeiras instituições da região a abrir leitos para o tratamento de pacientes com casos confirmados ou sob suspeita de Covid-19.

Aniversário durante a hospitalização

O aniversário de 47 anos foi comemorado durante a internação, com as restrições impostas pelo isolamento: o bolo precisou ser reduzido a um cupcake e o refresco a somente um gole de refrigerante. Além da esposa, toda a equipe de plantão na Unidade de Terapia Intensiva se reuniu na frente da janela do quarto para cantar os parabéns. Familiares e amigos ainda manifestaram o carinho pelo aniversariante em um cartaz e algumas cartinhas - devidamente embaladas - entregues a ele na ocasião.

No dia seguinte, Jefferson deixava a UTI e ia para o isolamento na área clínica, sob aplausos da equipe e ao som do violão de Harlan Mello e da voz de Cintia Magnus. “Lembro de algumas coisas do período de internação, mas fiquei 27 dias em coma, 14 deles entubado, até passar pela traqueostomia. Depois veio a evolução e pude ir para o quarto. Quando saí do hospital, ainda fiz fisioterapia por três meses, para recuperar a movimentação do corpo. Hoje ainda faço tratamento, porque fiquei com problemas neurológicos”, comenta.