logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Jornalistas pressionam STF contra liminar

Compartilhar:

Jornalistas de toda a região carbonífera estão sendo convocados pela delegada Regional do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Vanessa Feltrin, para participar da mobilização nacional que tenta pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a rever a liminar concedida pela Juíza Substituta da 16ª Vara Cível da Justiça Federal (3ª Região), Carla Rister, que torna desnecessário o diploma de jornalista para o exercício da profissão. As manifestações ocorrerão no dia 13 de agosto, simultaneamente nos três Estados do Sul.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, já declarou que o tribunal deve realizar o julgamento que definirá o futuro dos jornalistas ainda em 2008.

Paralelamente, circula na região um abaixo-assinado com a mesma finalidade.

A liminar foi concedida pela juíza em 2001 e suspensa posteriormente. Durante esse período, um grande número de pessoas, profissionais dos meios de comunicação, colunistas e radialistas, sem formação, aproveitaram para fazer o registro profissional.

O assunto toma conta das salas de aula das faculdades de comunicação de todo o país desde então e os órgãos representativos da categoria tentam uma solução para o impasse.