logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Júlia Helena: você ainda sofre com dor lombar e evita exercícios?

Estudos demonstram que o exercício físico consegue reduzir em até 45% a incidência de dor lombar

Compartilhar:

Se existe uma frase que escuto muito, tanto de pacientes quanto de alunos em academia é: não posso fazer este exercício porque tenho problema na coluna. E se você já falou essa frase e possui a tal da “Lombalgia”, não pode perder este texto por nada!

Estudos científicos de alta qualidade, conhecidos como metanálise, demonstram que o exercício físico consegue reduzir em até 45% a incidência de dor lombar e também conseguem reduzir a necessidade de afastamento do trabalho em até 75% (atenção, empresárioooos!).

As causas de dor lombar são variadas e você precisa saber qual a etiologia da sua dor e, assim, poder encontrar um exercício como forma de tratamento. Você pode ter uma dor miofascial (que seriam nos músculos e na “capa” que o protege), dores articulares, diminuição do espaço vertebral, hérnias de disco, osteoporose ou patologias mais simples, como problemas posturais e enfraquecimento muscular, que, acreditem, são absurdamente comuns.

E como citei anteriormente, os exercícios fazem parte do tratamento e você não pode deixar eles de fora. Óbvio que cuidados devem ser mantidos e procurar um bom profissional se faz mais que necessário. Mas, quero deixar algumas dicas a vocês que desejam prevenir e iniciar um plano de exercícios para tirar essa dor maldita de vez:

-Precisamos fortalecer a musculatura paravertebral e dorsal, ou seja: das costas! E para isso, amados, vocês precisam fazer um treino de força, seja ele no Pilates, na Ioga, na Musculação ou no Funcional. No meu caso, eu treino Cross, exatamente o que os leigos pensam que não pode! Mas, quando estamos tendo os cuidados necessários, até eu com a minha hérnia de disco consigo treinar!
-Devemos realizar alongamentos na musculatura do Peitoral, que acaba “encurvando” a sua postura caso esteja encurtado e é um grande causador de lombalgias.
-Os exercícios aeróbios executados 2 a 3 vezes por semana( caminhada, natação, bike)são capazes de reduzir em até 30% a recorrência de dor lombar. E também reduzindo a intensidade da dor e disfunções associadas.


Ainda não existe um consenso sobre qual o melhor exercício para lombalgia, porém, já se sabe que ele faz parte do tratamento! E, vocês já sabem muito bem que ele deve fazer parte da nossa rotina independente de ter alguma dor ou não, não é?

Então, se você sofre com dor crônica lombar, perde até dias de trabalho ou mal consegue dormir, já sabe: procure um médico para te dar o diagnóstico e opções de tratamento corretos. Em pacientes com dor lombar crônica, ou seja, contínua e duradoura, a abordagem multidisciplinar é a ação com o tratamento mais efetivo. O seu médico poderá incluir abordagens psicológicas, físicas e intervencionistas.

Já se convenceu? Espero que sim! Beijos e até a próxima!