Canal Içara

Canal Içara

05 de abril de 2020 - 00:35
Cotidiano »
Lições de ecologia e de vida com os escoteiros
20/04/2007 às 15:14 | Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
Mais do que acampar e aprender a fazer nós, o Grupo de Escoteiro Djalma M. Escaravaco, de Içara, ensina crianças a serem cidadãs responsáveis e preocupadas com o meio-ambiente que as cerca.

Fundado em novembro de 1975, com o incentivo do Lions Clube, mas com sede própria somente em 1988, no bairro Jardim Silvana, o grupo de escoteiros de Içara realiza nos sábados das 13 às 17h discussões sobre a responsabilidade social e valores do comportamento humano. “Muitas pessoas nos vêem como um grupo de acampamento, quanto na realidade esta é somente uma das atividades que desenvolvemos. Somos uma instituição educacional que ensina as crianças a terem senso de autoconfiança e adquirirem valores”, destaca o diretor presidente do grupo, Jorge Rodrigues Rabassa, conhecido na comunidade escoteira como Chefe Félix.

Os adultos do grupo são os mestres que orientam através da Lei e Promessa Escoteira as crianças a partir de 10 anos que participam das reuniões e atividades. “Não punimos quando alguém erra. Com os erros é que as crianças são despertadas e também orientadas”, completa Chefe Félix.

A falta de apoio de empresas içarenses obriga o grupo a buscar parcerias em Criciúma. Amanhã, dia 21, por exemplo, o grupo assina o convênio com o Sindicato das Indústrias de Extração do Carvão de Santa Catarina (Siesesc) e o Centro Tecnológico da Satc, no qual serão liberadas verbas para a reforma da sede, a criação de melhores condições para garantir qualidade na prática do escotismo, além do desenvolvimento de três novos projetos. “Falta apoio e consciência do comércio e dos pais das crianças. Alguns preferem deixar seus filhos na ociosidade à coloca-los em um grupo que desperta a consciência nos jovens aos problemas sociais e ambientais que nos cercam”, finaliza Chefe Félix.

Para participar é necessário ter no mínimo 10 anos. Os interessados podem entrar em contato com o Félix através do telefone (48) 3432-6864.


PROJETOS DESENVOLVIDOS

Jovem, escoteiro cidadão: ações desenvolvidas por crianças de 10 a 13 anos que visam levar às escolas o escotismo e a conscientização da importância em preservar o meio-ambiente.

Acampamento na Lua: jovens de 14 a 17 anos visitam áreas degradadas pela extração de carvão para compararem com outras áreas consideradas recuperadas e aptas para o plantio.

Projeto nascente: todo o grupo deverá percorrer as áreas agrícolas para encontrar nascentes, onde, com a autorização do proprietário da fazenda, serão feitas barreiras em torno dela para proteger o local.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias