logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Último dia para responder o Censo

Previsão do IBGE é encerrar a coleta de dados até esta terça-feira

Compartilhar:

Cercado de problemas, o Censo Demográfico 2022 deve encerrar a coleta de dados nesta terça-feira, dia 31. A previsão inicial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontava a conclusão dessa etapa para outubro, mas houve a prorrogação para dezembro e um segundo adiamento para janeiro deste ano.

Segundo o IBGE, foram visitados cerca de 89 milhões de domicílios e recenseadas 184 milhões de pessoas até o dia 24 deste mês. A orientação para quem não tenha respondido ao questionário é ligar para o Disque-Censo, no número 137. A ligação é gratuita e o atendimento ocorre das 8 horas até as 21h30. O serviço está disponível também para Içara.

Conforme a prévia da população divulgada pelo IBGE com base nos dados coletados até o dia 25 de dezembro, o município chegou a 64.456 habitantes. O quantitativo representa 6.401 pessoas a mais e 11,03% de aumento na comparação com a estimativa populacional divulgada em 2021, de 58.055 moradores.

Já em relação ao último Censo Demográfico, realizado em 2010, o acréscimo é de 5.623 pessoas, o equivalente a crescimento de 9,56% na população. Entretanto, na contagem de 58.833 habitantes da época ainda estavam incluídos os residentes em Balneário Rincão, município instalado em 2013. Na prévia, o Rincão aparece com 15.880 habitantes.

Divulgação

Confirmado o encerramento da coleta, o cronograma do instituto prevê para fevereiro e março “o processo de revisão, de controle de qualidade e de apuração do Censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação”. Por sua vez, a divulgação dos dados está prevista para abril.

Saiba mais

Realizado a cada dez anos no Brasil, o Censo Demográfico não ocorreu em 2020 devido à pandemia de coronavírus e acabou inviabilizado em 2021 por cortes no orçamento da União. Com a confirmação para 2022, foi deflagrado o concurso público para a contratação dos recenseadores e agentes censitários.

A coleta de dados iniciou em agosto e deveria durar três meses, mas por diversos problemas o prazo não foi cumprido, entre eles, a dificuldade para conseguir e manter os recenseadores.

Para a prévia da população, o IBGE utilizou um modelo estatístico, a partir dos 83,9% da população recenseada. As informações foram entregues ao Tribunal de Contas da União, para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, feita de acordo com o número de habitantes.

No entanto, os números foram contestados pelos municípios e, neste mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu a aplicação dos dados populacionais do Censo 2022 para definir os valores para a distribuição do FPM. O ministro definiu que as transferências tenham como patamar mínimo os coeficientes de distribuição utilizados no exercício de 2018.