logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Maristela Benedet: Como Estrelas na Terra, filme disponível na Netflix

Filme toca a nossa emoção e pode provocar lágrimas; mas deve mesmo é nos fazer pensar

Compartilhar:

O menino nada com os peixes coloridos em um grande aquário. Em um instante, eles formam uma mágica sincronia de movimentos voando no céu cheio de brilhantes estrelas. A imaginação, em um mundo alegre e divertido, não possui limites para o garoto Ishaam Awasthi, de nove anos.

Como Estrelas na Terra é um filme indiano, de 2007, disponível na Netflix. O obra relata, sem se aprofundar na doença, o comportamento de uma criança com dislexia no período escolar. Toca a nossa emoção e pode provocar lágrimas; mas deve mesmo é nos fazer pensar. Uma aula para os pais e professores verem cada criança com o coração em suas diferenças.

Os desenhos de Awasthi impressionam pela criatividade, no entanto este talento não é percebido pela escola: espaço onde não é feliz. As letras dançam e se misturam na hora de escrever e ele não aprende a ler. É punido pelos professores e seus pais e, está sempre de castigo por não “prestar atenção” nas aulas. As concepções tradicionais da escola e da família de Ishaam não entendem os problemas do garoto. As dificuldades para ler são provocadas pela dislexia.

Conforme o médico Drauzio Varella, a dislexia é um transtorno da linguagem caracterizada pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. Ela compromete a capacidade de aprender a ler e escrever. Mesmo sem cura, a criança tem condições de aprender e ter uma vida normal. Para isso, o professor precisa ter um olhar atento e sensível para descobrir estas dificuldades e dar a oportunidade para o aluno conhecer, do seu jeito, o mundo das letras e números.

Com a triste perspectiva de repetir pela terceira vez a terceira série, os pais colocam o garoto em um colégio interno acreditando ser a solução para disciplinar o filho. O sofrimento pela separação da família e, a continuação dos castigos apaga a imaginação do sonhador menino que já não desenha mais. Com a chegada na escola do professor substituto de artes, Ram Shankar Nikumbh, portador de dislexia, uma nova esperança surge para Ishanm.