logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mau uso de energia reflete no bolso do consumidor

Compartilhar:

Durante a estação de verão, entre os meses de dezembro e março a população fica mais descuidada em relação ao consumo de energia elétrica. O resultado do descuido fica comprovado quando a fatura de energia chega em suas residências.

Dados do departamento de aferição (confere o consumo) da Cooperaliança apontam um acréscimo de 40% até 70% de kWh no consumo de energia elétrica em relação às demais estações do ano. O aumento no consumo dá-se pela necessidade de conter o calor através de aparelhos refrigeradores (geladeiras ou condicionadores de ar) e até mesmo circuladores de ar (ventiladores). “Um simples ventilador residencial, utilizado durante todas as noites, rendem no final do mês um acréscimo de praticamente 20k Wh na fatura. Já um aparelho condicionador de ar, usado nas mesmas proporções pode somar até 240kWh a mais”, explica o responsável pelo departamento de aferição, Mateus Búrigo.

Nesse período do ano cresce o número de consumidores que solicita o serviço de vistoria e aferição por não se conformarem com o valor emitido na fatura. “Na maioria dos casos o problema está no mau uso de energia e não nos equipamentos de medição. O uso adequado do chuveiro, dos refrigeradores e circuladores de ar podem tornar a conta de luz menos agressiva, ressalta Búrigo.