logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mec divulga gabarito do Enade

Compartilhar:

Após encerrada a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Ministério da Educação (MEC) liberou o gabarito das provas. As respostas podem ser conferidas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é vinculado ao ministério.

Acesse:
» Página virtual do Enade
» Site do Mec

As provas realizadas neste domingo, dia 9, tiveram dez questionamentos comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. As questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

“Só com a participação e com o diálogo franco entre as instituições, os estudantes e o próprio MEC podererão avançar no aprimoramento do Enade e dos indicadores de avaliação que utilizam os seus resultados”, ressaltou a diretora de avaliação da educação superior do MEC, Iguatemy Lucena.


OS NÚMEROS DO EXAME

Neste domingo, 564.415 alunos de cursos de graduação foram convocados para participar do Enade. Em 2.274 pontos de todo o país, foram avaliadas 23 áreas de conhecimento e 24.842 cursos de graduação de 2.367 instituições de educação superior. Do total de participantes, 329.569 alunos eram ingressantes e 234.846 concluintes.


A prova é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso. Haverá questões objetivas e discursivas — dez de formação geral (comuns a todas as 23 áreas) e 30 específicas (por área). São considerados ingressantes os alunos que até 1º de agosto tenham concluído entre 7% e 22% da carga horária total do curso; concluintes, os que, na mesma data, cumpriram pelo menos 80% da grade curricular ou estão em vias de concluir o curso. O aluno selecionado que faltar ao exame perderá o direito de receber o diploma de conclusão de curso até que regularize a situação — o Enade é componente curricular obrigatório.

Os estudantes podem consultar o local de prova na página eletrônica do exame. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 0800-616161 (Fala, Brasil) e (61) 2104-9951 (Fale Conosco, do Inep). Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão publicados a partir das 19h de domingo, na página eletrônica do Inep.


BAIXE OS GABARITOS DA PROVA

Faça o download das respostas das provas. Para isso, clique no link correspondente a sua prova. Os arquivos serão puxados diretamente do site do Mec. Confira:


Arquitetura e Urbanismo
Biologia
Ciências Sociais
Computação
Engenharia - Grupo I
Engenharia - Grupo II
Engenharia - Grupo III
Engenharia - Grupo IV
Engenharia - Grupo V
Engenharia - Grupo VI
Engenharia - Grupo VII
Engenharia - Grupo VIII
Filosofia
Física
Geografia

História
Letras
Matemática
Pedagogia
Química
Tecnologia em Construção de Edifícios
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Automação Industrial
Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
Tecnologia em Manutenção Industrial
Tecnologia em Processos Químicos
Tecnologia em Fabricação Mecânica
Tecnologia em Análise de Sistemas
Tecnologia em Redes de Computadores
Tecnologia em Saneamento Ambiental